A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Consciência Fonológica, Aquisição da linguagem, Formação de professores,Resumo
A Educação Infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental são importantíssimos para o desenvolvimento da criança, pois é nesses primeiros anos que se desenvolvem as capacidades de perceber as relações entre os sons e grafemas e a habilidade de manipulação dos sons da fala em componentes menores – palavras, sílabas e fonemas. Além disso, as competências fonológicas colaboram para a aprendizagem da escrita e da leitura, pois, assim, a criança terá mais facilidade em relacionar os fonemas e os grafemas, refletindo sobre os sons e a forma de representá-los na escrita. Dessa forma, os educadores são de extrema importância para o desenvolvimento da Consciência Fonológica, pois é a partir das experiências propostas e planejadas por eles que as crianças irão desenvolver a relação entre fonemas e grafemas, mesmo antes de conhecer as letras e as suas formas, contribuindo, assim, futuramente, na alfabetização. Tendo em vista esse arcabouço conceitual, esta pesquisa apresenta uma investigação na formação de professores. A proposta de trabalho é colaborar na formação dos professores para que percebam a importância de desenvolver a Consciência Fonológica nas suas práticas pedagógicas. A metodologia abrange oficinas para professores em formação, em nível médio – Curso Normal, como também planejamento de uma intervenção didática e aplicação em turmas da Educação Infantil. Já para a coleta de dados, foram aplicadas duas entrevistas, uma no início da pesquisa e outra no final dos encontros. Como resultado, verifica-se que os professores em formação possuem conhecimentos e percebem a importância de desenvolver a Consciência Fonológica nas crianças.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.