EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A IMPORTÂNCIA DO INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NOS AMBIENTES EDUCACIONAIS

Autores

  • Veronica Estevam da Silva Prefeitura Municipal de Altamira Secretaria de Educação Divisão de Educação Especial http://orcid.org/0000-0002-9997-2648
  • Jadislene Estevam da Silva Costa Prefeitura Municipal de Altamira Universidade federal do Pará Universidade do Estado do Pará Universidade do Norte do Paraná - UNOPAR

Palavras-chave:

Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Educação Inclusiva, Aprendizagem, LIBRAS

Resumo

A educação inclusiva, uma inovadora modalidade de ensino, que visa promover a igualdade de acesso a todos a uma educação de qualidade se apresenta como um desafio que cada vez mais exige dos professores comprometimento e das autoridades o cumprimento das leis que fundamentam esta prática. Podemos perceber que a realidade das escolas, essencialmente as escolas dos interiores do Brasil, encontram-se muito aquém do desejável e muito distante de uma educação inclusiva de verdade. A questão da educação inclusiva tornou-se um assunto constantemente discutido no Brasil e no mundo, visando estabelecer parâmetros para direcionar o atendimento educacional especializado. A luta das pessoas com deficiência é uma constante, em especial dos alunos surdos que necessitam de um profissional intérprete para comunicar-se, entender o que se passa ao seu redor e realizar este intercâmbio entre professor, alunos ditos “normais” e alunos surdos. O artigo destaca a importância do profissional intérprete dentro dos espaços educacionais, principalmente na educação básica que se constitui o alicerce do aprendizado destes alunos, precisando ser este um alicerce forte, bem estruturado e embasado em vivências diversas e possibilidades reais de aprendizado; tendo como base a análise de documentos do ministério da educação, a LDB, além dos autores: Maria Teresa Mantoan, Simone Paulon, Marisa Eizirik, entre outros que abordam a questão da inclusão.

Biografia do Autor

  • Veronica Estevam da Silva, Prefeitura Municipal de Altamira Secretaria de Educação Divisão de Educação Especial
    Professora no Atendimento Educacional Especializado, graduada em Pedagogia e especialista em LIBRAS. Possui linhas de pesquisa em ensino de LIBRAS, autismo e ensino e aprendizagem com autismo.
  • Jadislene Estevam da Silva Costa, Prefeitura Municipal de Altamira Universidade federal do Pará Universidade do Estado do Pará Universidade do Norte do Paraná - UNOPAR
    Tem formação e experiência na área de Educação Física, com ênfase em Docência em Ensino Superior, Educação Física escolar e assessoria em Atividades físicas, recreativas, de lazer e esportes. Além de Pós-graduação em Educação e Cultura pela Universidade Federal do Pará e cursando Especialização em Treinamento Personalizado na Universidade do Norte do Paraná.

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Publicado

2017-06-13