EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A IMPORTÂNCIA DO INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NOS AMBIENTES EDUCACIONAIS
Palavras-chave:
Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Educação Inclusiva, Aprendizagem, LIBRASResumo
A educação inclusiva, uma inovadora modalidade de ensino, que visa promover a igualdade de acesso a todos a uma educação de qualidade se apresenta como um desafio que cada vez mais exige dos professores comprometimento e das autoridades o cumprimento das leis que fundamentam esta prática. Podemos perceber que a realidade das escolas, essencialmente as escolas dos interiores do Brasil, encontram-se muito aquém do desejável e muito distante de uma educação inclusiva de verdade. A questão da educação inclusiva tornou-se um assunto constantemente discutido no Brasil e no mundo, visando estabelecer parâmetros para direcionar o atendimento educacional especializado. A luta das pessoas com deficiência é uma constante, em especial dos alunos surdos que necessitam de um profissional intérprete para comunicar-se, entender o que se passa ao seu redor e realizar este intercâmbio entre professor, alunos ditos “normais” e alunos surdos. O artigo destaca a importância do profissional intérprete dentro dos espaços educacionais, principalmente na educação básica que se constitui o alicerce do aprendizado destes alunos, precisando ser este um alicerce forte, bem estruturado e embasado em vivências diversas e possibilidades reais de aprendizado; tendo como base a análise de documentos do ministério da educação, a LDB, além dos autores: Maria Teresa Mantoan, Simone Paulon, Marisa Eizirik, entre outros que abordam a questão da inclusão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.