A PROMOÇÃO DO LETRAMENTO EMERGENTE EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN/DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Mirian Vieira Batista Dias Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Palavras-chave:

Educação Especial, Letramento emergente, Educação Infantil, Deficiência Intelectual, Síndrome de Down.

Resumo

Este estudo insere-se em uma linha de pesquisa que tem procurado investigar condições para promoção do letramento emergente de alunos com deficiência intelectual. Pesquisas têm mostrado que, por meio de contatos com atos de leitura e escrita conduzidos pelos adultos ao longo do período de educação infantil, crianças com ou sem deficiência vão aprendendo sobre os componentes da Escala de Letramento Emergente, sendo eles: interesse por livros; interesse durante a leitura de histórias feita pelo adulto; participação ativa durante a leitura; conhecimento sobre o manuseio do livro; orientação da leitura; conceitos sobre escrita; relação entre a palavra falada e a escrita; funções da escrita; reconhecimento de palavras globais e comuns no ambiente; reconhecimento do primeiro nome; leitura de faz de conta; traçado e evidência do princípio alfabético. O estudo propôs-se  examinar e analisar o desempenho de duas alunas com síndrome de Down/deficiência intelectual  frequentes na educação infantil de uma escola pública de ensino comum, após intervenção planejada pautada nos componentes básicos do letramento emergente. Foi aplicada pela pesquisadora responsável uma escala, contendo 12 itens, no intuito de avaliar os componentes do letramento emergente no início e no final da intervenção. O estudo apontou, ao longo das sessões de intervenção que as alunas demonstraram maior familiarização com os componentes do letramento emergente à partir de atividades que contribuíram para o entendimento de condições que se mostraram necessárias e favoráveis à aquisição desses componentes. Apresentaram evolução reduzida quanto ao domínio do componentes do letramento emergente no que tange as atividades escritas.

Biografia do Autor

  • Mirian Vieira Batista Dias, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
    Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Secretaria Municipal de Educação e Cultura - Coordenadora de Área do Departamento de Educação Especial

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Publicado

2017-06-13