A PROMOÇÃO DO LETRAMENTO EMERGENTE EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN/DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Palavras-chave:
Educação Especial, Letramento emergente, Educação Infantil, Deficiência Intelectual, Síndrome de Down.Resumo
Este estudo insere-se em uma linha de pesquisa que tem procurado investigar condições para promoção do letramento emergente de alunos com deficiência intelectual. Pesquisas têm mostrado que, por meio de contatos com atos de leitura e escrita conduzidos pelos adultos ao longo do período de educação infantil, crianças com ou sem deficiência vão aprendendo sobre os componentes da Escala de Letramento Emergente, sendo eles: interesse por livros; interesse durante a leitura de histórias feita pelo adulto; participação ativa durante a leitura; conhecimento sobre o manuseio do livro; orientação da leitura; conceitos sobre escrita; relação entre a palavra falada e a escrita; funções da escrita; reconhecimento de palavras globais e comuns no ambiente; reconhecimento do primeiro nome; leitura de faz de conta; traçado e evidência do princípio alfabético. O estudo propôs-se examinar e analisar o desempenho de duas alunas com síndrome de Down/deficiência intelectual frequentes na educação infantil de uma escola pública de ensino comum, após intervenção planejada pautada nos componentes básicos do letramento emergente. Foi aplicada pela pesquisadora responsável uma escala, contendo 12 itens, no intuito de avaliar os componentes do letramento emergente no início e no final da intervenção. O estudo apontou, ao longo das sessões de intervenção que as alunas demonstraram maior familiarização com os componentes do letramento emergente à partir de atividades que contribuíram para o entendimento de condições que se mostraram necessárias e favoráveis à aquisição desses componentes. Apresentaram evolução reduzida quanto ao domínio do componentes do letramento emergente no que tange as atividades escritas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.