ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE: DIÁLOGOS ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS

Autores

  • Érica Nazaré Arrais Pinto Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Edilayne Christina Souza Cavalcanti Dias Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Juliana Magro Pinheiro Universidade UNIFACEX

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado – AEE. Formação Docente. Educação Especial. Educação Inclusiva.

Resumo

Discute o Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizado em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) no estado do Rio Grande do Norte a partir das proposições de documentos orientadores oficiais como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Para tanto, sistematiza breve panorama histórico acerca da Educação Inclusiva a partir do Relatório Warnock e na fundamentação teórica dialoga com autores como Mendes (2011), Ribeiro (2003), Beyer (2010), entre outros que tratam da temática em questão. Na sequencia apresenta a configuração do Atendimento Educacional Especializado que acontece numa perspectiva complementar ou suplementar à escolarização, de acordo com a necessidade educacional apresentada por cada sujeito. Na SRM, o professor do AEE realiza o atendimento no contra turno da sala de aula comum, junto aos estudantes público alvo da Educação Especial, a saber: estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nesta perspectiva, no estado do Rio Grande do Norte, a Subcoordenadoria de Educação Especial do Estado (SUESP), vem se preocupando em possibilitar, a partir de formação continuada em serviço, a capacitação desses professores para que os mesmos possam dentro de suas práticas, refletir acerca de suas propostas de trabalho com cada estudante público alvo da educação especial. Estas formações contemplam as dezesseis (16) Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC) e objetivam orientar os professores sobre os pressupostos do trabalho do AEE e desenvolver ações que fomentem a pesquisa por condições mais favoráveis à inclusão escolar de estudantes público alvo da Educação Especial.

Biografia do Autor

  • Érica Nazaré Arrais Pinto Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
    Pedagoga. Psicopedagoga. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará. Atua na Coordenação Pedagógica da Subcoordenadoria de Educação Especial do RN (SUESP/SEEC).
  • Edilayne Christina Souza Cavalcanti Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
    Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Assessora Pedagógica na Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte – SEEC/RN.
  • Juliana Magro Pinheiro, Universidade UNIFACEX
    Pedagoga pela Universidade UNIFACEX. Assessora Pedagógica na Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte – SEEC/RN.

Downloads

Publicado

2017-06-13