A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: POLÍTICAS E PERSPECTIVAS
Palavras-chave:
Formação de professores, Educação Especial e Inclusiva, Alunos com deficiência.Resumo
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) fomentou leis e decretos nacionais, direcionadas ao acesso de alunos com deficiência na rede regular de ensino. Diante desse contexto, implantaram-se o Atendimento Educacional Especializado (AEE) em salas de recursos multifuncionais para complementar/suplementar o processo de escolarização dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidade/superdotação. Diante deste novo cenário na educação brasileira, verifica-se a preocupação com a formação dos professores para atuar no AEE, como um dos principais eixos da política educacional inclusiva. No entanto, em nível de graduação, apenas os cursos de licenciatura em Pedagogia, ofertam componentes curriculares que abordam essa temática, desassistindo assim, a formação do professor graduado em outros cursos de licenciaturas, o que poderá dificultar suas práticas pedagógicas inclusivas, e consequentemente, o processo de escolarização dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação no ensino regular. Assim, diante dessa problemática, o propósito desse trabalho, é discutir não somente a formação do professor especializado, mas de todos os demais professores do ensino regular, apresentando algumas políticas e legislações brasileiras, bem como, discussões de alguns autores sobre esta temática. Assim, acredita-se que há a necessidade da introdução de componentes curriculares sobre a educação especial e inclusiva, em todas as grades curriculares dos cursos de licenciaturas em educação, e não apenas nos cursos de Pedagogia, objetivando desenvolver as funções mentais superiores de todos os alunos, respeitando as peculiaridades e formas de aprendizagem de cada um.
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