ACESSO AO MUNDO DO TRABALHO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: CAMINHOS NECESSÁRIOS NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
Palavras-chave:
Inclusão social. Escolaridade, Deficiência Intelectual, Políticas Públicas.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a inserção de pessoas com deficiência em atividades laborais com enfoque específico para aquelas que possuem deficiência intelectual. Para tal, foi realizada uma discussão baseada em aspectos legais da política brasileira, bem como dos entraves encontrados para que esses sujeitos sejam colocados no mercado de trabalho. Barreiras essas, que podem estar presentes tanto na escolarização de alunos com deficiência intelectual quanto nos próprios postos de trabalho. Então, diante do discutido no artigo, concluímos que é fundamental o entrelaçamento entre as propostas educacionais e as políticas e práticas de inserção dessa população no mundo do trabalho, pois somente a partir de ações que possibilitem a flexibilização do currículo escolar visando a sua profissionalização e/ou preparação para atividades laborais juntamente com oportunidades de contratação de funcionários em funções que contemplem as possibilidades do sujeito, é que a inclusão escolar, social e laboral de indivíduos com deficiência intelectual, acontecerá de fato.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.