ACESSO AO MUNDO DO TRABALHO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: CAMINHOS NECESSÁRIOS NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Annie Gomes Redig Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC)

Palavras-chave:

Inclusão social. Escolaridade, Deficiência Intelectual, Políticas Públicas.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a inserção de pessoas com deficiência em atividades laborais com enfoque específico para aquelas que possuem deficiência intelectual. Para tal, foi realizada uma discussão baseada em aspectos legais da política brasileira, bem como dos entraves encontrados para que esses sujeitos sejam colocados no mercado de trabalho. Barreiras essas, que podem estar presentes tanto na escolarização de alunos com deficiência intelectual quanto nos próprios postos de trabalho. Então, diante do discutido no artigo, concluímos que é fundamental o entrelaçamento entre as propostas educacionais e as políticas e práticas de inserção dessa população no mundo do trabalho, pois somente a partir de ações que possibilitem a flexibilização do currículo escolar visando a sua profissionalização e/ou preparação para atividades laborais juntamente com oportunidades de contratação de funcionários em funções que contemplem as possibilidades do sujeito, é que a inclusão escolar, social e laboral de indivíduos com deficiência intelectual, acontecerá de fato.

Biografia do Autor

  • Annie Gomes Redig, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
    Doutora em Educação. UERJ. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UERJ.
  • Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro, Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC)
    Mestre em Educação. FAETEC. Professor I Educação Especial

Downloads

Publicado

2017-06-13