EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE
Palavras-chave:
Diversidade. Educação Escolar. TransdisciplinaridadeResumo
O presente trabalho discute a intolerância à diferença que marca a sociedade do século XXI e a importância de se repensar valores necessários para a convivência humana e para a harmonia social. É objetivo desse estudo também refletir a respeito dos conceitos de diversidade, interculturalidade e alteridade, que precisam ser polinizados e reverberados no espaço social, destacando a relevância da instituição escolar na tarefa de conscientização a respeito desses. Desse modo, acredita-se que a escola tem muito a contribuir na formação de seres humanizados, críticos, protagonistas sociais e sensíveis às relações interpessoais. Pensando na contribuição social da escola, o estudo aponta a transdisciplinaridade como caminho possível e necessário para a educação escolar e também para a vida, potencializando as relações humanas, uma vez que o perspectiva transdisciplinar indica um olhar humanizado para a relação com o outro, respeitando-o e acolhendo-o como esse realmente é, e não como uma extensão do eu. São discutidas ainda possibilidades de intervenção para a efetivação de uma educação na e para diversidade, destacando: a mudança do paradigma da igualdade para o da diversidade, a não padronização da aprendizagem dos educandos, a formação dos professores na perspectiva da inclusão, a aquisição de materiais específicos, a adequação do espaço físico da escola, práticas pedagógicas que discutam o respeito e a valorização da diversidade, a cooperação como forma de organizar a vida. Nesse sentido, entende-se que promover diálogos entre a escola, a diversidade e a transdisciplinaridade é fundamental para pensar uma educação conectada com as demandas sociais da contemporaneidade.
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