A INFLUÊNCIA DA PSICOPEDAGOGIA NA PRÁTICA DOCENTE
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem. Professor. Psicopedagogo.Resumo
Os psicopedagogos atuam prevenindo, tratando e identificando transtornos e déficits que esbarram no processo de ensino-aprendizado. Na escola, o psicopedagogo atua em parceria com o professor com o intuito principalmente de prevenir tais problemas, ou no cargo de professor de apoio acompanhando alunos que mediante laudo médico possuem o direito de receber tal benefício. Contudo, dada sua característica dinâmica e complexa, tanto do referido processo, quanto do indivíduo, ensinar e aprender pode esbarrar em problemas de ordem cultural, afetiva e social que não são passíveis de laudo médico. Assim, cabe ao professor tentar contorná-los em sala de aula. O problema está nos obstáculos que os educadores também enfrentam. No entanto, alguns tentam contornar essa situação buscando cursos para melhorar sua atuação docente. Dentre esses, destaca-se a especialização em Psicopedagogia por se ocupar de um assunto tão relevante ao ambiente escolar. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar a relevância e o papel que a especialização em Psicopedagogia tem na prática docente de profissionais da educação que a possuem, embora não atuem no ambiente escolar como psicopedagogos. A metodologia adotada foi a pesquisa descritiva a partir do relato de duas professoras de uma escola da rede estadual goianiense sobre o reflexo, em sua atuação pedagógica, após cursarem a especialização em Psicopedagogia. Pode-se concluir que a especialização foi fundamental para promover mudanças na visão que as educadoras tinham quanto aos seus estudantes, ao processo de ensino-aprendizagem, ao papel da escola e da família no tratamento e prevenção de transtornos que podem ser detectados durante o processo ensino-aprendizagem.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.