EDUCAÇÃO INCLUSIVA: COMPLEXIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Formação de Professores, Atendimento Educacional Especializado, Tecnologias Assistivas.Resumo
A Educação Inclusiva é hoje, tema que gradativamente vem se instalando nas discussões acadêmicas e ganhando cada vez mais espaços na prática docente. Entretanto, diante da transformação histórico-social da qual a escola faz parte e que a temática está inserida, promove incertezas na equipe escolar, que precisa adquirir novas habilidades, enfrentar novos desafios, para então atuar profissionalmente neste novo contexto. Este artigo, de caráter bibliográfico, tem como objetivo apontar as complexidades na formação docente (formação inicial, cursos de licenciatura – em especial, a pedagogia e cursos de especializações em universidades públicas) a partir da temática da Educação Inclusiva, possibilitando debates e reflexões para ações pedagógicas efetivas no âmbito escolar. Na formação inicial, fica evidente que as matrizes curriculares não contemplam o conhecimento suficiente para que os futuros professores sejam capazes de inserir alunos com deficiências em suas salas de aula. Quanto aos cursos de licenciatura, a inclusão não foi um princípio que orientou o processo de reestruturação curricular e que, apesar de presente nas matrizes curriculares enquanto conteúdo ou disciplina, não promove a formação adequada dos alunos. Da mesma forma que, no curso de Pedagogia, o conceito de Educação Inclusiva não é compreendido como sinônimo da Educação Especial e os estudantes apresentam atitudes sociais menos favoráveis em relação à inclusão. Na análise realizada nos cursos de especialização oferecidos pelas universidades públicas, nota-se, que a intencionalidade dos professores por cursos nesta área dá-se pelo conhecimento quanto às novas expectativas, além de afirmar que a busca por este tipo de formação vai além da atualização profissional. Neste texto, tais resultados da pesquisa poderão oferecer indicadores para ações voltadas para a formação de professores, principalmente na compreensão de que o ambiente escolar constitui-se por indivíduos heterogêneos que necessitam de ações pedagógicas efetivas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.