EDUCAÇÃO INCLUSIVA: COMPLEXIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Eromi Izabel Hummel Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de Apucarana-PR
  • Ricardo Desidério da Silva Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de Apucarana-PR

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Formação de Professores, Atendimento Educacional Especializado, Tecnologias Assistivas.

Resumo

A Educação Inclusiva é hoje, tema que gradativamente vem se instalando nas discussões acadêmicas e ganhando cada vez mais espaços na prática docente. Entretanto, diante da transformação histórico-social da qual a escola faz parte e que a temática está inserida, promove incertezas na equipe escolar, que precisa adquirir novas habilidades, enfrentar novos desafios, para então atuar profissionalmente neste novo contexto. Este artigo, de caráter bibliográfico, tem como objetivo apontar as complexidades na formação docente (formação inicial, cursos de licenciatura – em especial, a pedagogia e cursos de especializações em universidades públicas) a partir da temática da Educação Inclusiva, possibilitando debates e reflexões para ações pedagógicas efetivas no âmbito escolar. Na formação inicial, fica evidente que as matrizes curriculares não contemplam o conhecimento suficiente para que os futuros professores sejam capazes de inserir alunos com deficiências em suas salas de aula. Quanto aos cursos de licenciatura, a inclusão não foi um princípio que orientou o processo de reestruturação curricular e que, apesar de presente nas matrizes curriculares enquanto conteúdo ou disciplina, não promove a formação adequada dos alunos. Da mesma forma que, no curso de Pedagogia, o conceito de Educação Inclusiva não é compreendido como sinônimo da Educação Especial e os estudantes apresentam atitudes sociais menos favoráveis em relação à inclusão. Na análise realizada nos cursos de especialização oferecidos pelas universidades públicas, nota-se, que a intencionalidade dos professores por cursos nesta área dá-se pelo conhecimento quanto às novas expectativas, além de afirmar que a busca por este tipo de formação vai além da atualização profissional. Neste texto, tais resultados da pesquisa poderão oferecer indicadores para ações voltadas para a formação de professores, principalmente na compreensão de que o ambiente escolar constitui-se por indivíduos heterogêneos que necessitam de ações pedagógicas efetivas. 

Biografia do Autor

  • Eromi Izabel Hummel, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de Apucarana-PR
    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (1991) e Administração pela Faculdade Pitágoras (2013). Especialização em Novas Mídias Rádio e TV pela Universidade Regional de Blumenau (2003). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2012). Professora da rede municipal de Educação de Londrina, atuando na Gerência de Educação Especial, na função de apoio pedagógico para o planejamento e desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Professora efetiva e coordenadora do Curso de Pedagogia na Universidade do Estado do Paraná - Campus Apucarana. Os temas pertinentes à atuação voltam-se para a formação inicial e continuada de professores, práticas pedagógicas inclusivas, tecnologias educacionais e assistivas.
  • Ricardo Desidério da Silva, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de Apucarana-PR
    Doutor em Educação Escolar na linha de pesquisa em "Sexualidade, Cultura e Educação Sexual" pela UNESP/Araraquara. Pedagogo e também Licenciado em Ciências e Matemática. Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual de Maringá-PR. Pesquisador no Círculo de Pesquisa em Educação Sexual e Sexualidade - CiPESS (UEL) e no Grupo de Pesquisa SexualidadeVida/USP-CNPq; consultor de matérias para o site UOL/Mulher/Comportamento e revista VIP/Editora Abril; foi professor na Educação Básica da Rede Pública Estadual do Paraná no período de 1998 a 2015. Atualmente é Professor do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR, Campus de Apucarana) e também Coordenador do Núcleo de Educação para Relações de Gênero (NERG) do mesmo Campus. Docente no Programa de Pós-graduação em Educação Sexual, nível de mestrado da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Araraquara, SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores. Atuando principalmente nos seguintes temas: "Sexualidade e Educação Sexual", "Sexualidade, Educação e Mídias", "Didática e Formação de Professores".

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Publicado

2017-06-13