O PROCESSO DE ALFABETIZAR E LETRAR O ALUNO SURDO
Palavras-chave:
Alfabetização. Letramento. Surdez. Prática Pedagógica. BilinguismoResumo
A pesquisa em questão foca o processo de alfabetização e letramento do aluno surdo no contexto de uma escola de ensino bilíngue. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Capovilla (2000); Dizeu e Caporali (2005); Fernandes (2006); Negrelli e Marcon (2006); Soares (2004); Schelp (2009), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de campo, qualitativa, que por meio de questionários e entrevistas semi-estruturadas gerou-se os dados para desenvolver os seguintes objetivos: i) geral: compreender o trabalho de alfabetização na perspectiva do letramento desenvolvido com alunos surdos numa escola de educação bilíngue; ii) específicos: conhecer o processo de alfabetizar e letrar o aluno surdo; reconhecer a importância da escola bilíngue no processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo; identificar as dificuldades dos docentes com relação às práticas de alfabetização e letramento do aluno surdo; identificar as concepções dos educadores sobre alfabetização e letramento; identificar quais práticas pedagógicas são adotadas para alfabetizar e letrar o aluno surdo. Os dados gerados demonstraram que alfabetizar e letrar o aluno surdo é um processo que demanda conhecimentos por parte do professor, especificamente sobre a linguagem. O trabalho mostrou resultados sobre a importância de se propor um ambiente linguístico para o surdo como fator preponderante na aquisição da língua de sinais (L1) e a língua portuguesa escrita (L2). Além disso, mostrou que a realização de práticas pedagógicas, considerando informações visuais, viabiliza o entendimento por parte do aluno no que se refere às práticas de letramento.
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