ULTRAPASSANDO BARREIRAS DA PARALISIA CEREBRAL ESPÁSTICA PARA O MUNDO DA ESCRITA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo/ CAPES – Acadêmica do Curso de Licenciatura em Letras – IFPB
  • Henrique Miguel de LIma Silva UFPB
  • Thereza Sophia Jácome Pires Professora do Departamento de Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Linguagem. Desenvolvimento. Inclusão.

Resumo

Consiste em um artigo que estabelece o relato de experiência de pesquisa aplicada com um aluno com deficiências múltiplas decorrentes de quadro de Paralisia Cerebral Espástica. Objetivamos avaliar os impactos de estratégias educacionais voltadas ao desenvolvimento das habilidades de linguagem em alunos com deficiência. Por tratar-se de um estudo de caso, nosso corpus é composto de material produzido de forma escrita, além de relatos do aluno e familiares que concordaram em fazer parte deste estudo, já que se trata de uma análise de caso. O material foi colhido através de ações interventivas voltadas ao desenvolvimento da linguagem escrita num período de doze meses, de março de 2016 a fevereiro de 2017. A análise dos dados deu-se de forma comparativa, buscando delinear parâmetros iniciais para percepção de contextos de progressos ou regressos. Os resultados apontam para significativos progressos e o rompimento de barreiras promovidas pelas múltiplas deficiências e uma inclusão efetiva na escola. 

Biografia do Autor

  • Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa
    Doutoranda e Mestre em Linguística pela UFPB\PROLING, pesquisadora nas áreas de Semântica e Linguística Aplicada. Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Cajazeiras - PB, atuando nos ensinosTécnico, Tecnológico e Licenciatura em Letras. Atua, também, como coordenadora de área do PIBID. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: produção textual, metodologia do trabalho científico, formação e ensino linguagem de linguagem. Desenvolve pesquisa na área de Linguística Aplicada, com ênfase no desenvolvimento da leitura fundamentando-se em teorias semânticas do texto e do discurso.
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo/ CAPES – Acadêmica do Curso de Licenciatura em Letras – IFPB
    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Mestre em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande. Cursando Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - SP. Atuando principalmente nos seguintes temas: aleitamento materno, atenção primária à saúde, leitura, educação em saúde e conhecimento.
  • Henrique Miguel de LIma Silva, UFPB
    Possui graduação em Letras, Português, Inglês e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco UPE (2009-2012). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Fundação de Ensino Superior de Olinda FUNESO (2012-2013). Especialista em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Integrado de Pesquisa e Tecnologia CINTEP (2013-2014). Mestre (2013-2015) e Doutorando (2015) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba PROLING/UFPB. Pesquisador o Movimento de Experiências Literárias MEL/UPE sob coordenação da professora doutora Avanilda Torres. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção conjunta, multimodalidade, aquisição da li, apontar, multimodalidade, atenção conjunta, multimodalidade, atenção conjunta, aquisição da li, crenças, aquisição, ensino e gestos emblemáticos, holofrases, aquisição da linguagem, bem como nas áreas de Linguística Aplicada; Psicopedagogia e Teorias de Aprendizagem e Desenvolvimento e Língua Portuguesa. Atualmente é Membro do Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita - LAFE/UFPB e do Projeto Variação Linguística no Estado da Paraíba VALPB/UFPB
  • Thereza Sophia Jácome Pires, Professora do Departamento de Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba
    Possui graduação em Fonoaudiologia e especialização em Psicopedagogia pelo Centro Universitário de João Pessoa-Unipê. Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Professora da Universidade Federal da Paraíba no curso de Graduação em Psicopedagogia.Tem experiência na área da Psicopedagogia com ênfase em Diagnóstico e Tratamento Psicopedagógico e em Distúrbios da Linguagem. Atua ainda em pesquisas nas áreas relacionadas a Linguagem oral, Leitura,Escrita e Inclusão. Pesquisadora do grupo de pesquisa em Transtornos Infantis,Família e Aprendizagem - NESMEP.

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Publicado

2017-06-13