PRESSUPOSTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS E FREIRIANOS DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Palavras-chave:
Educação Especial. Educação Inclusiva. Necessidades Educacionais Especiais. Educação Humanizadora.Resumo
Esse artigo de revisão bibliográfica tem como objetivo discorrer a respeito de pressupostos históricos e políticos da educação inclusiva e propor uma educação e prática docente humanizadora. O aporte teórico que o sustenta é a Política da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), Mendes (2010), Freire (2011, 2013, 2014) e outros. A partir do entendimento de que todas as crianças e adolescentes têm o direito de ter uma educação de qualidade, obrigatoriamente, somos levados a recepcionar certo histórico permeado pelas políticas que o subsidia como se dá a Educação Especial. A leitura e compreensão desse contexto histórico revela-nos que o processo de inclusão é marcado pela segregação. No quesito bibliografia, constata-se que houve várias alterações da terminologia para se referir à pessoa com necessidade educacionais especiais e um esforço, mediante a política governamental, para legitimar o processo de inclusão. Entretanto, deduzimos inspiradas nos paradigmas freireanos, que o êxito da inclusão, como direito, socialmente assegurado, deve ser norteado por uma educação humanizadora que atenda a todas as crianças e adolescentes com primordial prioridade, a fim de abolir todas as formas de intolerância. Nessa perspectiva, a inclusão só é verdadeira se for humanizadora, equânime, democrática e abrangente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.