UMA ESCOLA PARA TODOS: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO POR MEIO DA ESCUTA SENSÍVEL
Palavras-chave:
Inclusão, Empatia, Alteridade, Escuta Sensível, Transdisciplinaridade.Resumo
Este artigo científico refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da especialização em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade em Educação da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas. O tema é a relação entre exclusão e inclusão escolar compreendida na perspectiva da diversidade, da alteridade, da Escuta Sensível e da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. O problema investigativo foi: Como incluir todos os alunos, principalmente, os que possuem necessidades educacionais especiais, por meio da utilização da Escuta Sensível? O objetivo foi identificar as possibilidades de incluir alunos com necessidades educacionais especiais a partir da Escuta Sensível. A metodologia usada foi o levantamento bibliográfico que investigou as seguintes obras: Almeida et al. (2007); Barbier (2002); Cerqueira (2011); Mazzota (2005); Mittler (2003); Moraes e Suanno (2014); Morin (2000); Rodrigues (2006; 2008); Reis (2006); Suanno (2009); Suanno e Freitas (2016); dentre outros autores e legislações federais. Em seguida realizou-se uma pesquisa-intervenção em um colégio da rede pública estadual do município de Damolândia (GO), na qual apresentou-se o conceito de Escuta Sensível e, ainda, foram coletados os dados empíricos que representam as percepções de professores acerca deste procedimento didático-pedagógico de mediação em sala de aula. Para tanto, abordou-se os seguintes temas: a escola e sua dualidade excludente e inclusiva; uma breve revisão histórica das fases de exclusão, segregação, integração e inclusão; professores e sua atuação diante da inclusão escolar e da escuta sensível; e a apresentação do relato e análise da pesquisa-intervenção. Enfim, considera-se que a Escuta Sensível deve ser utilizada para a inclusão de todos os alunos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.