UMA ESCOLA PARA TODOS: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO POR MEIO DA ESCUTA SENSÍVEL

Autores

  • Jessica Hilário Pinto Universidade Estadual de Goiás
  • Osvaldo José Sobral Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Inclusão, Empatia, Alteridade, Escuta Sensível, Transdisciplinaridade.

Resumo

Este artigo científico refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da especialização em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade em Educação da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas. O tema é a relação entre exclusão e inclusão escolar compreendida na perspectiva da diversidade, da alteridade, da Escuta Sensível e da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. O problema investigativo foi: Como incluir todos os alunos, principalmente, os que possuem necessidades educacionais especiais, por meio da utilização da Escuta Sensível? O objetivo foi identificar as possibilidades de incluir alunos com necessidades educacionais especiais a partir da Escuta Sensível. A metodologia usada foi o levantamento bibliográfico que investigou as seguintes obras: Almeida et al. (2007); Barbier (2002); Cerqueira (2011); Mazzota (2005); Mittler (2003); Moraes e Suanno (2014); Morin (2000); Rodrigues (2006; 2008); Reis (2006); Suanno (2009); Suanno e Freitas (2016); dentre outros autores e legislações federais. Em seguida realizou-se uma pesquisa-intervenção em um colégio da rede pública estadual do município de Damolândia (GO), na qual apresentou-se o conceito de Escuta Sensível e, ainda, foram coletados os dados empíricos que representam as percepções de professores acerca deste procedimento didático-pedagógico de mediação em sala de aula. Para tanto, abordou-se os seguintes temas: a escola e sua dualidade excludente e inclusiva; uma breve revisão histórica das fases de exclusão, segregação, integração e inclusão; professores e sua atuação diante da inclusão escolar e da escuta sensível; e a apresentação do relato e análise da pesquisa-intervenção. Enfim, considera-se que a Escuta Sensível deve ser utilizada para a inclusão de todos os alunos.

Biografia do Autor

  • Jessica Hilário Pinto, Universidade Estadual de Goiás
    Graduada em Pedagogia (2014), pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas. Especialista em Gestão Escolar, com ênfase em Coordenação Pedagógica (FABEC, 2015), e experiência em acompanhamento educacional especializado. Atualmente é professora regente do 4° Ano do Ensino Fundamental, de primeira fase, em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Damolândia – GO.
  • Osvaldo José Sobral, Universidade Estadual de Goiás
    Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (UCG, 1994), na qual, também, recebeu o título de Especialista em Educação, após o curso de Docência Universitária, no ano de 2001. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Goiás (UFG, 2008), em Goiânia - GO. Atuou como orientador vocacional e psicoterapeuta de adolescentes e adultos, com especialização em Gestalt-Terapia, entre anos de 1996 e 2000, em Goiânia - GO. Atualmente, é professor e orientador de TCC do Curso de Especialização em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação, e no de licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas - GO. E, também, professor da Faculdade de Inhumas, FacMais onde coordena o Núcleo de Apoio ao Aluno (NUAL), realizando atendimento psicológico e encaminhamento fonoaudiológico, neuropsicológico e psicopedagógico.

Downloads

Publicado

2017-06-13