EDUCAÇÃO INFANTIL E O AUTISMO: RELATO DE EXPERIENCIA

Autores

  • Cibele Pimenta Tiradentes Universidade Estadual de Goiás - Campus de Ciências Exatas e Tecnologia Henrique Santillo UEG/CCET http://orcid.org/0000-0002-5861-4502
  • Lucélia Gonçalves de Oliveira Machado Araújo Faculdade Noroeste (FAN)
  • Ranib Aparecida dos Santos Lopes Faculdade Noroeste (FAN)

Palavras-chave:

Inclusão. Metodologia. Atendimento especializado.

Resumo

A educação inclusiva tem sido palco de vários debates em todas as esferas da sociedade, como intuito de garantir os direitos das pessoas que apresentam necessidades especiais, tanto na vida escolar, social, política, econômica, bem com no atendimento a saúde. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência vivida no processo de inclusão de um estudante com espectro do autismo em uma escola municipal, região noroeste de Goiânia – Goiás. Utilizou-se da observação e anotações sistemáticas ao longo do ano de 2016 para que se pudesse compreender como se processa a inclusão no ambiente escolar. Neste sentido. foi possível identificar que são aplicadas metodologias diferenciadas para que o estudante consiga se socializar e realizar as atividades propostas. Um fator importante que auxiliou a escola neste processo foi a presença da mãe no ambiente escolar. Conclui-se que se escola e família estão unidas no processo de inclusão é possibilitado ao estudante maiores chances de aprendizado e sucesso em sua vida.

Biografia do Autor

  • Cibele Pimenta Tiradentes, Universidade Estadual de Goiás - Campus de Ciências Exatas e Tecnologia Henrique Santillo UEG/CCET

    Graduada em Biologia, Bacharel e Licenciatura pela PUCGO

    Especialista em Docencia Universitária PUCGO

    Ms em Ciências Ambientais e Saúde PUCGO

    Docente superior pela UEG/CCTE

    Docente pela SEDUCE/GO

    Professora Foramadora em Ciências da Natureza 

  • Lucélia Gonçalves de Oliveira Machado Araújo, Faculdade Noroeste (FAN)

    A educação inclusiva tem sido palco de vários debates em todas as esferas da sociedade, como intuito de garantir os direitos das pessoas que apresentam necessidades especiais, tanto na vida escolar, social, política, econômica, bem com no atendimento a saúde. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência vivida no processo de inclusão de um estudante com espectro do autismo em uma escola municipal, região noroeste de Goiânia – Goiás. Utilizou-se da observação e anotações sistemáticas ao longo do ano de 2016 para que se pudesse compreender como se processa a inclusão no ambiente escolar. Neste sentido. foi possível identificar que são aplicadas metodologias diferenciadas para que o estudante consiga se socializar e realizar as atividades propostas. Um fator importante que auxiliou a escola neste processo foi a presença da mãe no ambiente escolar. Conclui-se que se escola e família estão unidas no processo de inclusão é possibilitado ao estudante maiores chances de aprendizado e sucesso em sua vida.

Downloads

Publicado

2017-06-13