COM A PALAVRA UMA PROFESSORA: RELATOS DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO-EDUCACIONAL AO ALUNO TRANSPLANTADO
Palavras-chave:
Atendimento pedagógico-educacional, Aluno transplantado, Relato de experiênciaResumo
Neste artigo apresentamos um relato de experiência de atendimento pedagógico-educacional realizado com uma criança após transplante de medula óssea e refletimos acerca das adaptações curriculares necessárias para atenção integral ao educando. Trata-se de um estudo de caso, de cunho qualitativo, assumido diante das características singulares do objeto de estudo. As discussões teóricas estabelecidas em paralelo com as vivências práticas nos conduziram a pensar a necessidade de adaptar o currículo escolar para atender às crianças e adolescentes em tratamento de saúde, sobretudo em situação de transplante. O atendimento pedagógico-educacional foi realizado por uma das autoras deste artigo, junto a uma criança submetida a um transplante de medula óssea e que, encontrava-se em situação de isolamento hospitalar. Nesse estudo nos deparamos com a necessidade de uma parceria entre a escola e a classe hospitalar, sem esta parceria consideramos quase impossível estabelecer uma ponte na qual o aluno tenha a possibilidade de transitar com sucesso no seu percurso de tratamento de saúde e reinserção escolar. Destacamos ainda que os professores e coordenadores que atuam em classes hospitalares e domiciliares devem ser profissionais abertos às mudanças e aos desafios apresentados, por entendermos que são eles que nos ensinam, nos mostram caminhos e nos dão pistas para uma melhor prática pedagógica. A interface escola, instituição hospitalar e/ou casa de apoio e família acontece quando os atores implicados no processo, se comprometem e se articulam em diálogos horizontais, para contribuir na efetivação do direito à educação da criança e do adolescente em tratamento de saúde.
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