POR OUTRA EPISTEMOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

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Resumo

O pensamento moderno ocidental é um pensamento abissal, que promove não-existência e apaga diferenças. Nessa lógica, existe apenas uma possibilidade de ser, estar e de ter acesso a produtos e serviços seguindo os princípios de cientificidade, produtividade, do avançado e do global (QUIJANO, 2009, SANTOS, 2002, 2009). Alternativas a esse modelo vigente devem ter como fundamento uma resistência epistemológica (NUNES, 2009, SANTOS, 2002). No tocante à resistência, este artigo discute sobre epistemologias surdas em significar o mundo, produzir saberes e, principalmente, fundamentar propostas de educação para surdos. Por fim, apresenta o que autores surdos dizem sobre a educação e a organização da escola.

Biografia do Autor

  • Bruno Gonçalves Carneiro, Universidade Federal do Tocantins
    Mestre e doutorando em Letras e Linguística pela UFG. Professor no curso de Letras Libras da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional.
  • Carlos Roberto Ludwig, Universidade Federal do Tocantins
    Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Curso de Letras – Língua Inglesa e Literaturas da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional.

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Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Tema livre