ALFABETIZAÇÃO E ORALIDADE: MARCAS ORAIS NAS PRODUÇÕES ESCRITAS
Resumo
O processo de produção escrita em sala de aula de alfabetização, concomitante ao desenvolvimento de algumas estratégias didáticas, envolve aprendizagens referentes à leitura, escrita e oralidade. Este artigo consiste no recorte de uma pesquisa sobre tal tema, visando destacar como a oralidade pode provocar marcas nas produções escritas em uma turma de alfabetização da rede municipal de Porto Alegre. A investigação caracteriza-se como de abordagem qualitativa, do tipo análise documental, ancorada no estudo do Diário de Classe, produzido ao longo do Estágio Curricular realizado na sétima etapa do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para tanto, foi necessário recorrer aos estudos da Dinâmica Discursiva do Escrever, objetivando compreender a origem da fala egocêntrica e seus reflexos na escrita das crianças com vistas à realização de análises sobre os textos dos sujeitos de pesquisa. As crianças, possivelmente, vocalizam suas falas egocêntricas durante a escritura. Sendo assim, destaca-se a influência da fala no processo de aquisição do sistema de escrita alfabética, de modo que a aprendizagem da escrita se dá apoiada na oralidade. As marcas orais passam a ser consideradas, então, indícios de que a criança está construindo conhecimentos sobre a escrita.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.