PARA ALÉM DO DISCURSO: RESSIGNIFICAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, REPENSAR A ESCOLA

Autores

  • Jonathas Vilas Boas de Sant'Ana
  • Regina Célia Alves da Cunha
  • João Henrique Suanno

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Pensar complexo e transdisciplinar, Ecopedagogia, Ecoformação.

Resumo

A relação entre a humanidade e a natureza nos últimos séculos tem sido orientada pela perspectiva destrutiva ocidental, resultando na recrudescente ameaça a toda a vida na Terra. A Educação Ambiental (EA) emerge a partir deste contexto como um campo de discussão polissêmico, visando construir processos educativos atentos à questão ambiental. Recentemente a EA passa por uma ressignificação sociopolítica, pedagógica na tentativa de superar sua difusão superficial, principalmente no contexto escolar. É nesta dinâmica que o presente trabalho se insere, tendo por objetivo discutir a EA sob a ótica do pensar complexo e transdisciplinar e apresentar a ecopedagogia e a ecoformação como construtos teóricos potentes daí emergentes. Trata-se de um estudo teórico, no âmbito da abordagem qualitativa de pesquisa. Notamos que no século XX proposições emergentes na ciência evidenciaram a necessidade de compreender a realidade em sua tessitura, entrelaçamento, contradição e interdependência sob uma ótica holística. A complexidade e a transdisciplinaridade partem deste contexto para propor um pensamento de religação, de abertura paradigmática em relação ao paradigma newtoniano-cartesiano. Estes referenciais implicam em repensar radicalmente a educação escolar diante das necessidades planetárias atuais, dentre elas a EA. Os conceitos de ecopedagogia e ecoformação podem ser pensados neste cenário como teorizações potentes para ressignificar a EA, incluindo, dentre outras questões, a preocupação com o espaço físico das escolas e com o sentido cotidiano destas instituições e das pessoas nelas envolvidas. Por fim, apontamos a necessidade de repensar a escola contemporânea e sinalizamos algumas possibilidades para caminhar nesta direção.

Biografia do Autor

  • Jonathas Vilas Boas de Sant'Ana
    Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás Câmpus Campos Belos. Mestrando do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás Câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Sociais - Anápolis
  • Regina Célia Alves da Cunha
    Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologia. Universidade Estadual de Goiás- UEG. Email:reginayn@hotmail.com
  • João Henrique Suanno
    Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona – UB/ES. Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília – UCB/DF. Mestre Educação pela Universidad de La Habana/Cuba revalidado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO. Psicólogo – PUC/GO. Psicopedagogo – PUC/GO. Professor titular da Universidade Estadual de Goiás. Professor do Programa de PósGraduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – PPG-IELT/UE

Downloads

Publicado

2019-01-14

Edição

Seção

Tema livre