PARA ALÉM DO DISCURSO: RESSIGNIFICAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, REPENSAR A ESCOLA
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Pensar complexo e transdisciplinar, Ecopedagogia, Ecoformação.Resumo
A relação entre a humanidade e a natureza nos últimos séculos tem sido orientada pela perspectiva destrutiva ocidental, resultando na recrudescente ameaça a toda a vida na Terra. A Educação Ambiental (EA) emerge a partir deste contexto como um campo de discussão polissêmico, visando construir processos educativos atentos à questão ambiental. Recentemente a EA passa por uma ressignificação sociopolítica, pedagógica na tentativa de superar sua difusão superficial, principalmente no contexto escolar. É nesta dinâmica que o presente trabalho se insere, tendo por objetivo discutir a EA sob a ótica do pensar complexo e transdisciplinar e apresentar a ecopedagogia e a ecoformação como construtos teóricos potentes daí emergentes. Trata-se de um estudo teórico, no âmbito da abordagem qualitativa de pesquisa. Notamos que no século XX proposições emergentes na ciência evidenciaram a necessidade de compreender a realidade em sua tessitura, entrelaçamento, contradição e interdependência sob uma ótica holística. A complexidade e a transdisciplinaridade partem deste contexto para propor um pensamento de religação, de abertura paradigmática em relação ao paradigma newtoniano-cartesiano. Estes referenciais implicam em repensar radicalmente a educação escolar diante das necessidades planetárias atuais, dentre elas a EA. Os conceitos de ecopedagogia e ecoformação podem ser pensados neste cenário como teorizações potentes para ressignificar a EA, incluindo, dentre outras questões, a preocupação com o espaço físico das escolas e com o sentido cotidiano destas instituições e das pessoas nelas envolvidas. Por fim, apontamos a necessidade de repensar a escola contemporânea e sinalizamos algumas possibilidades para caminhar nesta direção.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.