CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Danieli Dias da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Márcia Helena Sauáia Guimarães Rostas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Palavras-chave:

Consciência fonológica. Alfabetização. Leitura. Escrita.

Resumo

De acordo com a avaliação, em 2015, do Programme for International Student Assessment – PISA (Programa Internacional de Avaliação), o Brasil possui um mau desempenho em leitura. Diante desse dado, o objetivo principal do presente trabalho foi o de investigar se crianças de 1º ano que se encontram nos níveis pré-silábico e silábico de escrita adquirem um melhor desenvolvimento nos processos de leitura e escrita se estimuladas a desenvolverem a consciência fonológica. As obras que embasaram este trabalho foram: Vygostsky (1998), Ferreiro e Teberosky (1999), Teberosky e Colomer (2003), Adams et al. (2006), entre outras. Também foi feita uma pesquisa de campo, de natureza quantitativa e qualitativa. Como resultado, o estudo proporcionou um novo olhar às questões sobre consciência fonológica e suas possíveis contribuições para o processo de alfabetização. Por mais que a criança não desenvolva um melhor aprendizado de leitura e escrita somente através da consciência fonológica, estas são fortes aliadas ao desenvolvimento do processo de alfabetização.

Biografia do Autor

  • Danieli Dias da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
    Discente no Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia - do Instituto Federal Sul-rio-grandense e Membro do GP:Discurso Pedagógico. Especialista em Metodologias do Ensino de Línguas e Literatura pela Universidade Federal do Pampa (2014). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão (2013). Professora no município do Capão do Leão/RS. Tutora a Distância - UAB/FURG do curso de Pedagogia.
  • Márcia Helena Sauáia Guimarães Rostas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

    MÁRCIA ROSTAS é licenciada em Pedagoga (UFMA), Mestre em Economia (UFPE) e Doutora em Linguística e Lingua Portuguesa (UNESP-Araraquara). Lider do GP Discurso Pedagógico. Desenvolve estudos na área da educação básica e Educação a Distância com ênfase na Educação, Trabalho, Cultura e políticas públicas. Articula seus estudos a partir dos pressupostos do materialismo histórico e dialético com base no pensamento marxista. Professor adjunto do Departamento de Graduação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Pelotas atuando no PPG Educação e Tecnologia e na Licenciatura em Computação. Coordena o Curso de Pós-Graduação em Educação, modalidade EaD, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

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Publicado

2019-01-15

Edição

Seção

Tema livre