CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Palavras-chave:
Consciência fonológica. Alfabetização. Leitura. Escrita.Resumo
De acordo com a avaliação, em 2015, do Programme for International Student Assessment – PISA (Programa Internacional de Avaliação), o Brasil possui um mau desempenho em leitura. Diante desse dado, o objetivo principal do presente trabalho foi o de investigar se crianças de 1º ano que se encontram nos níveis pré-silábico e silábico de escrita adquirem um melhor desenvolvimento nos processos de leitura e escrita se estimuladas a desenvolverem a consciência fonológica. As obras que embasaram este trabalho foram: Vygostsky (1998), Ferreiro e Teberosky (1999), Teberosky e Colomer (2003), Adams et al. (2006), entre outras. Também foi feita uma pesquisa de campo, de natureza quantitativa e qualitativa. Como resultado, o estudo proporcionou um novo olhar às questões sobre consciência fonológica e suas possíveis contribuições para o processo de alfabetização. Por mais que a criança não desenvolva um melhor aprendizado de leitura e escrita somente através da consciência fonológica, estas são fortes aliadas ao desenvolvimento do processo de alfabetização.
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