LIVROS DIDÁTICOS, ENSINO DE LEITURA E CONHECIMENTO PRÉVIO: OS ESTUDOS EM METACOGNIÇÃO COMO SUPORTE METODOLÓGICO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES EM LÍNGUA PORTUGUESA
Palavras-chave:
atividades escolares de leitura, conhecimento prévio, metacognição.Resumo
A leitura tem sido trabalhada de forma insuficiente nos livros didáticos, que não contém pressupostos: que a subsidiem como uma atividade construída cognitivamente e que, em busca da compreensão, possa ser administrada pelo próprio aluno na escola. Este estudo tem essa premissa como ponto de partida e, para tanto, se constituirá de reflexões acerca dos conceitos de conhecimento prévio, leitura e ensino, a partir da perspectiva processual sob orientação dos estudos em metacognição e de alguns olhares no campo do letramento escolar, a fim de reintegrar alguns conceitos desses campos ao conceito de conhecimento prévio na proposição de atividades de leitura. A metodologia de aprendizado escolar de Nelson e Narens (1994), com emprego de três estágios de leitura, apresenta as estratégias metacognitivas que auxiliam o leitor a refletir sobre suas ações ao ler. Com base nisso, realizamos uma análise que buscava diagnosticar as potencialidades dos alunos como produtores de significados. Essa análise será metodologicamente de cunho qualitativo, a fim de tecer olhares propositivos a partir de uma intervenção pedagógica realizada em um estudo anterior (BOTELHO, 2015). Nesse sentido, as estratégias metacognitivas envolviam questões elaboradas em três momentos: pré-leitura, durante a leitura e pós-leitura. Essa análise buscava a formação de estudos para avaliar a metodologia atual dos livros didáticos e propor metodologia de estudo fundamentada e adequada na construção de aparato teórico-conceitual para melhora do ensino de leitura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.