LIVROS DIDÁTICOS, ENSINO DE LEITURA E CONHECIMENTO PRÉVIO: OS ESTUDOS EM METACOGNIÇÃO COMO SUPORTE METODOLÓGICO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES EM LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Patricia Ferreira Botelho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Centro Universitário Geraldo di Biase (UGB)

Palavras-chave:

atividades escolares de leitura, conhecimento prévio, metacognição.

Resumo

A leitura tem sido trabalhada de forma insuficiente nos livros didáticos, que não contém pressupostos: que a subsidiem como uma atividade construída cognitivamente e que, em busca da compreensão, possa ser administrada pelo próprio aluno na escola. Este estudo tem essa premissa como ponto de partida e, para tanto, se constituirá de reflexões acerca dos conceitos de conhecimento prévio, leitura e ensino, a partir da perspectiva processual sob orientação dos estudos em metacognição e de alguns olhares no campo do letramento escolar, a fim de reintegrar alguns conceitos desses campos ao conceito de conhecimento prévio na proposição de atividades de leitura. A metodologia de aprendizado escolar de Nelson e Narens (1994), com emprego de três estágios de leitura, apresenta as estratégias metacognitivas que auxiliam o leitor a refletir sobre suas ações ao ler. Com base nisso, realizamos uma análise que buscava diagnosticar as potencialidades dos alunos como produtores de significados. Essa análise será metodologicamente de cunho qualitativo, a fim de tecer olhares propositivos a partir de uma intervenção pedagógica realizada em um estudo anterior (BOTELHO, 2015). Nesse sentido, as estratégias metacognitivas envolviam questões elaboradas em três momentos: pré-leitura, durante a leitura e pós-leitura. Essa análise buscava a formação de estudos para avaliar a metodologia atual dos livros didáticos e propor metodologia de estudo fundamentada e adequada na construção de aparato teórico-conceitual para melhora do ensino de leitura.

 

Biografia do Autor

  • Patricia Ferreira Botelho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Centro Universitário Geraldo di Biase (UGB)

    Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2015), instituição onde também cursou Mestrado (2010). Tem experiência em pesquisa na área de Letras, com foco nos estudos em leitura e ensino de língua portuguesa. Atua como docente nos cursos de graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Centro Universitário Geraldo di Biase (UGB), onde também lecionou no curso de Pós-graduação em Língua Portuguesa. Em 2016, ministrou disciplinas no curso de Linguística da UNESA (Universidade Estácio de Sá). Atuou, em 2015, como docente no Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA) e, em 2013, como docente no Colégio Estadual Almirante Álvaro Alberto (Paraty-RJ). Possui experiência como consultora do ENEM (2011, 2013 e 2015) e como corretora do vestibular da UFRJ (2009, 2010). 


Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Dossiê Estudos de Linguagem e Interculturalidade