A PRÁTICA ESCOLAR DE LEITURA: UMA REFLEXÃO À LUZ DOS ESTUDOS DISCURSIVOS

Autores

  • Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS / CÂMPUS INHUMAS http://orcid.org/0000-0002-1924-4780
  • Eunice Brandão da Conceição Ramos Secretaria Estadual de Educação de Goiás (SEDUCE-G0), Inhumas, Goiás.

Palavras-chave:

Gênero do discurso. Leitura. Leitor.

Resumo

Esse artigo apresenta uma discussão que aborda algumas concepções de leitura fundamentadas em teorias que dialogam com a perspectiva dos estudos discursivos e com o aporte bakhtiniano dos gêneros do discurso. Por considerarmos tais pressupostos basilares à prática do ensino de leitura na educação básica, nosso trabalho realiza uma reflexão sobre como teoria e prática podem ressignificar as ações pedagógicas, objetivando a formação do leitor crítico e reflexivo no contexto escolar do ensino médio. Com isso, propomos um olhar sobre o trabalho com diferentes gêneros discursivos nas aulas de leitura e produção de texto, a fim de que tenhamos um exemplo prático, com possível aplicação e problematização teórica de nossas discussões. PALAVRAS-CHAVE: Gênero do discurso. Leitura. Leitor.

Biografia do Autor

  • Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS / CÂMPUS INHUMAS
    Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP (Araraquara (SP)) e Pós-Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Goiás. E-mail: ffpalima@uol.com.br.
  • Eunice Brandão da Conceição Ramos, Secretaria Estadual de Educação de Goiás (SEDUCE-G0), Inhumas, Goiás.
    Especialista em Linguagem, Cultura e Ensino pela UEG (Inhumas (GO), Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGE-UFG). Professora da Secretaria Estadual de Educação de Goiás (CEDUCE-Inhumas (GO)). E-mail: eunicebamos@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Tema livre