TRABALHO DOCENTE EM DOCUMENTOS DO BANCO MUNDIAL: SALÁRIO E CARREIRA
Resumo
Este artigo descreve e analisa proposições do Banco Mundial (BM) que envolvem o trabalho docente na educação básica, sobretudo, nos aspectos relacionados a salário e carreira. Aponta tendências que estão em curso na agenda das políticas educacionais no Brasil e o alinhamento dessas políticas com o que propõem ou avaliam os documentos institucionais do Banco Mundial. Trata-se de uma discussão baseada no “ciclo de políticas”, cujo objeto é apreendido por meio de procedimentos de pesquisa documental e bibliográfica. São analisados três documentos publicados por esta instituição: Prioridades y estratégias para la educación. Examen del Banco Mundial (BANCO MUNDIAL, 1996), Informe sobre el Desarrollo Mundial. Servicios para los Pobres (BANCO MUNDIAL, 2004) e Um ajuste justo. Análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil (BANCO MUNDIAL, 2017). Organismos multilaterais como o Banco Mundial têm o poder de influenciar a concepção de políticas econômicas e sociais, principalmente nos países em desenvolvimento. No caso brasileiro, as forças políticas adeptas ao pensamento neoliberal, que o banco defende, já indicaram que, dentre outros, defendem o fim da estabilidade na contratação de professores, a remuneração baseada em resultados (meritocracia) e o racionamento dos investimentos públicos em educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.