“OS LIVROS FALAM”:
UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE CITAÇÃO DO DISCURSO DO OUTRO E DAS CONCEPÇÕES DE LEITURA
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar os processos de citação do discurso do outro em uma reportagem a respeito da vida de Adriana Cavalcanti, uma moradora de rua de Campinas (SP), que foi entrevista pelo canal de notícias G1. A análise é ancorada nos processos de citação do discurso do outro como proposto por Bakhtin (2014) e nas concepções de leitura tal como formuladas por alguns autores brasileiros, sobretudo Britto (2016). Metodologicamente dividimos a reportagem em fragmentos que permitem ver como os discursos do outro são apresentados, ora como discurso direto ora como discurso indireto, e perscrutamos os sentidos produzidos pela escolha de uma forma ou outra de citação. Nas considerações finais apontamos que há uma palavra autoritária, conforme a nomenclatura de Bakhtin (2014), fazendo dizer/atribuindo valores eufóricos à leitura e que essa valoração da leitura como redentorista silencia o discurso sobre as drogas, pelo apagamento em alguns momentos e em outros pela ordem sintática do texto.
Palavras-chave: Processos de citação do discurso do outro. Concepções de leitura. Estudos bakhtinianos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.