PROFESSORES E ALUNOS UNIVERSITÁRIOS DAS LICENCIATURAS EM REDE SOCIAL:

INTER-RELAÇÕES NA CULTURA DIGITAL.

Autores

Resumo

Esta pesquisa está integrada ao Grupo de estudos e Pesquisas em Tecnologia Educacional e Educação à Distância (GETED), que vem desenvolvendo o projeto de pesquisa intitulado “Cultura Digital em uma Universidade Intercultural: Relações entre Tecnologias, Professores e Alunos”. A presente proposta tem por objetivo geral analisar a cultura digital desenvolvida por professores e alunos universitários das licenciaturas em rede social e suas implicações nas práticas educativas. Para tanto, é apresentada uma investigação bibliográfica acerca da temática trabalhada, como também uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa com a coleta de dados realizada por meio do Facebook. Mais especificamente, buscamos identificar como o Facebook influencia e implica nas práticas educativas, os prós e contras da utilização desta mídia social dentro da sala de aula. Os resultados alcançados apontam que as Redes Sociais e a Interatividade Tecnológica podem estar presentes no contexto acadêmico. Entretanto, ainda aparecem de forma pouco explorada, já que alguns docentes sequer possuem um perfil na rede social e a mesma ainda não é vista como um outro espaço para a aprendizagem. Compreendemos que as inter-relações professores e alunos no Facebook pode colaborar no processo educativo com mais afetividade entre seus participantes. Entretanto, ainda há muito a ser explorado, estudado e investigado no sentido de enxergar esta rede como mais um ambiente em que interatividade e aprendizagem dialoguem.

Biografia do Autor

  • Maria Cristina Lima Paniago, Universidade Católica Dom Bosco
    Professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED)

Downloads

Publicado

2019-12-27

Edição

Seção

Dossiê Inovação, Tecnologias e Práticas Docentes