DESAFIOS PARA MANUTENÇÃO E EXPANSÃO DOS PET SHOPS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/rau.v14i1.11944

Resumo

As pessoas estão cada vez mais solitárias e buscam nos animais de estimação a companhia tão desejada. Este movimento tem expandido o negócio de pet shops no país, tornando esse mercado um dos principais do mundo. Portanto, este trabalho teve como objetivo identificar as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas do segmento de pets para se manterem no mercado. Para isso, foram visitados trinta e sete proprietários de pet shops domiciliados na cidade de Fortaleza (CE), sendo aplicado um questionário modulado pelos autores e respondidos pelos empresários. Os resultados demonstram que as empresas não se utilizam de uma estratégia de marketing definida, e a variável preço foi determinante em responder pela conquista de novos clientes, no enfrentamento com a concorrência e na heterogeneidade em encontrar seu valor. Por último, todos afirmaram que investiram novamente no segmento por entenderem ser de grande crescimento em futuro bem próximo.

Biografia do Autor

  • RAISSA XIMENES LIMA, Faculdade Terra Nordeste

    Possui graduação em Medicina Veterinária pela Sociedade UniNordeste de educação universitária(2020)

  • Marcia Helena Niza Ramalho Sobral, Faculdade Terra Nordeste

    Doutora em Biotecnologia. Possui graduação em Medicina Veterinária (UECE - 1987), mestrado em Ciências Veterinárias (UECE - 2005) e Doutorado em Biotecnologia, pela Rede Nordeste em Biotecnologia - RENORBIO (UECE - 2011). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Avicultura. Faz parte do corpo docente do PROFNIT - Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, curso de Mestrado Profissional. Docente da Faculdade Terra Nordeste, nas disciplinas de Elaboração de Projetos, Empreendedorismo e Avicultura. É capacitada em ações de P&D&I, Gestão de Inovação e Propriedade Intelectual. Desde 2017 ocupa a função de coordenadora do curso de bacharelado em Medicina Veterinária da FATENE e do Hospital Veterinário Metropolitano (Caucaia-CE), onde também é Responsável Técnica, atuando amplamente na gestão do curso e do Hospital Veterinário.

  • MACÁRIO NERI FERREIRA NETO, Universidade de Fortaleza

    Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza. Mestre Profissional em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco (2018); Especialista em Finanças, Contabilidade e Controladoria pela Unoeste (2016); Especialista MBA Gestão Financeira de Empresas pela Universidade Potiguar (2013); especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Estado do RN (2010); Especialista MBA em Negócios Financeiros pela PUC-RJ (2007). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Potiguar (2013) e em Administração pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (1999). Professor universitário pela Uninassau e funcionário do Banco do Brasil. Estudos e experiências na área de administração e contábeis, atuando principalmente nas seguintes áreas: competitividade, estratégia, finanças, gestão de recursos humanos, empreendedorismo, sustentabilidade e docência.

  • MARIETE XIMENES ARAUJO LIMA, Faculdade Terra Nordeste

    Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza ? UNIFOR. Mestre em administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará ? UFC. Pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Faculdade de tecnologia Ateneu. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza ? UNIFOR. Graduada em Gestão de Clínicas e Hospitais pela Faculdade Gama Filho - FGF. Técnica em Contabilidade e Radiologia. Experiência na área de Clinicas, Hospitais e Ensino Superior. Nos últimos 24 anos trabalhando em Hospitais, Clínicas e Secretaria da Saúde, em cargos administrativos de alta gestão, consultoria e nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Possui visão generalista, significativo conhecimento em elaboração de projetos em gestão da Saúde, da educação superior, planejamento estratégico, gestão da qualidade, análise de custos, gestão hospitalar e gestão de ensino.

Downloads

Publicado

2024-02-05

Edição

Seção

Artigos