AS ESTRATÉGIAS DE CRIAÇÃO DE VALOR DAS ACADEMIAS DE FORTALEZA PARA INFLUENCIAREM A DECISÃO DE SEUS CLIENTES NA PARTICIPAÇÃO DE CAMPEONATOS DE JIU-JITSU

Autores

  • Mariana Pinheiro Jucá Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Márcia Zabdiele Moreira Universidade Federal do Ceará
  • Daniel Barboza Guimarães Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Luiz Carlos Murakami Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Criação de valor. Estratégia organizacional. Decisão. Valor percebido pelo cliente.

Resumo

O valor percebido pelo cliente influencia em seu processo decisório e pode acarretar um resultado consonante ou dissonante com a estratégia prevista inicialmente. Objetivou-se levantar quais valores são percebidos pelos clientes de Academias desportivas de Fortaleza, que os influenciam na decisão de participação em campeonatos de Jiu-Jitsu. A pesquisa quantitativa, descritiva e bibliográfica foi conduzida com a adoção de um questionário composto de questões fechadas e de uma escala Likert de 4 categorias, aplicado a 57 atletas que participaram do Campeonato Pan-americano em Fortaleza. Verificou-se que as academias utilizam estratégias para criação de valor, que incluem a graduação (entrega de faixa de graduação) de forma mais rápida, osestímulos através de afirmações voltadas para maiores conhecimentos e resistência, o reconhecimento e incentivo dos mestres, e os incentivos financeiros; com o intuito de conduzir seus clientes à participação em campeonatos. No entanto, estes também procuram por benefícios não só sociais, como também pessoais, de forma a sentirem-se satisfeitos pela participação. Conclui-se que, para gerar valor as academias de Jiu-Jitsu precisam focar nos benefícios sociais e experimentais.

Biografia do Autor

  • Mariana Pinheiro Jucá, Universidade Federal do Ceará (UFC)
    Graduada em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Márcia Zabdiele Moreira, Universidade Federal do Ceará

    Professora Adjunta do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

  • Daniel Barboza Guimarães, Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC)
    Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Luiz Carlos Murakami, Universidade Federal do Ceará (UFC)
    Doutorado em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Professor Associado do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2018-04-29

Edição

Seção

Artigos