LITERATURA DE REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE NO POEMA O CÃO SEM PLUMAS DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO
Resumo
Resumo: Cão sem plumas, de João Cabral de Melo Neto, trata-se de um poema que faz parte da chamada tríade do rio, em que se associa ainda com Morte e Vida Severina e O Rio. O autor retrata a dureza do Sertão, apresentando as mais diversas paisagens ‘vistas’ pelo rio Capibaribe. Há uma transmutação entre homem e rio que chega ao ponto de nos confundir as linhas limítrofes entre esses elementos se ficcional, pela arte, ou científico, pela Geografia. Este artigo baseia-se em um estudo de revisão bibliográfica em que busca-se, pela literatura em aproximação a ciência geográfica, apontar as agruras e sofrimentos das pessoas que vivem próximas as águas do rio, bem como sua força de luta sempre em busca de mais vida. Para contraposição das paisagens sentidas na literatura utiliza-se os ensinamentos teóricos que nos conduzem ao entendimento do assunto em Bosi (2006), Corrêa (2011), Cosgrove (1998) e Rambourg (2010). A simbologia envolta ficcionalmente no poema desvela sentidos de realidade da carga vivida pelo homem do Sertão, há elementos concretos de denúncia bem como poéticos, dentro de (anti)lirismo a desvendarem as paisagens geográficas descritas pelo rio em sua descida, desde a nascente até o encontro com Atlântico. O bojo poético de João Cabral constrói no leitor uma configuração sem limites com simbologias imagéticas, estas aguçam no imaginário as viagens, as paisagens, as agruras, as águas, as pedras, as cinzas e mais, as palavras concretas, ricas em detalhes que formam os quadros cabralinos.
Palavras-chave: Literatura. Paisagem. Geografia.
Abstract: Cão sem plumas, by João Cabral de Melo Neto, is a poem that is part of the called Tríade do rio, in which he is still associated Morte e Vida Severina and O Rio. The author portrays the hardness of Sertão, presenting the most diverse landscapes 'seen' by the Capibaribe river. There is a transmutation between man and river confusing us the boundary lines of these elements whether fictional, by art, or scientific, by Geography. This paper has based on a literature review study that seeks, through literature approaching geographical science, to point out the hardships and sufferings of people who live near the waters of the river, as well as their fighting force always in search of more life. To contrast the landscapes felt in the literature we use the theoretical teachings that lead us to the understanding of the subject in Bosi (2006), Corrêa (2011), Cosgrove (1998) and Rambourg (2010). The symbology fictionically wrapped in the poem unveils senses of reality of the burden experienced by the man of Sertão, there are concrete elements of denunciation as well as poetic, within (anti) lyricism to unveil the geographical landscapes described by the river in its descent, from the source to the encounter with Atlantic. The poetic bulge of João Cabral builds in the reader a boundless configuration with imagetic symbologies, these sharpen in the imaginary the travels, the landscapes, the hardships, the waters, the stones, the ashes and more, the concrete words, rich in details that form the cabralino paintings.
Keywords: Literature. Landscape. Geography.
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