EXPERIÊNCIAS DE SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA PÚBLICA:
O PROGRAMA NACIONAL ESCOLAS SUSTENTÁVEIS NO TOCANTINS
Resumo
Resumo: As experiências vivenciadas nas escolas no âmbito da Educação Ambiental formal são analisadas neste trabalho como política pública observando a implantação do Programa Nacional Escola Sustentável-PNES no Tocantins. Como as ações proposta pelo PNES foram compreendidas nas escolas da região imediata de Colinas do Tocantins-TO; Quais foram às ações realizadas nas escolas com proposito de vivência sustentável no lugar onde estão inseridas. Com esse intuito realizou-se uma pesquisa documental, analise e observação nas escolas que implantaram o programa norteado pelas diretrizes propostas pelo programa. Desse modo verificou-se que a implantação do PNES nas escolas da região imediata de Colinas do Tocantins-TO administradas pela DRE- Diretoria Regional de Ensino condicionaram o programa ao cotidiano da escola e as práticas em educação ambiental realizadas nas escolas. Considerando a racionalidade e diretrizes que norteiam a implantação e transformação dos espaços educativos em escolas sustentáveis. Desse modo observou-se que as experiências de implantação do programa ficaram condicionas a compreensão superficial da racionalidade que norteia as diretrizes com proposito de transformações sustentáveis nas escolas.
Palavra-chave: Educação Ambiental. Política pública. Sustentabilidade.
Abstract: The experiences lived in schools in the context of formal Environmental Education are analyzed in this paper as public policy observing the implementation of the National Sustainable School Program-PNES in Tocantins. How the actions proposed by PNES were understood in the schools of the immediate region of Colinas do Tocantins-TO; What were the actions taken in schools with the purpose of sustainable living in the place where they are inserted. To this end, a documentary research, analysis and observation was carried out in the schools that implemented the program guided by the guidelines proposed by the program. Thus, it was found that the implementation of PNES in schools in the immediate region of Colinas do Tocantins-TO administered by the DRE-Regional Directorate of Education conditioned the program to the school's daily life and the practices in environmental education carried out in schools. Considering the rationality and guidelines that guide the implementation and transformation of educational spaces in sustainable schools. Thus, it was observed that the experiences of implementation of the program were conditioned to the superficial understanding of rationality that guides the guidelines with the purpose of sustainable transformations in schools.
Keyword: Environmental Education. public policy. Sustainability.
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