SEMENTES CRIOULAS E SISTEMA AGROFLORESTAL NA FAZENDA NOVA EM APARECIDA DO RIO DOCE-GO

Autores

  • Edevaldo Aparecido Souza Universidade Estadual de Goiás - Campus Quirinópolis
  • Lilian Pereira Rezende Universidade Estadual de Goiás
  • Lorranne Gomes da Silva Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Este texto apresenta uma investigação de produção de sementes crioulas e de agrofloresta na Fazenda Nova em Aparecida do Rio Doce-GO. A escolha do tema baseou-se pelo aumento da produção de alimentos à base de quantidades elevadas de agrotóxicos, o que tem feito com que a saúde da população tenha se tornado mais escassa e com muitos problemas de saúde. Para a realização da pesquisa foram utilizados os procedimentos metodológicos foram realizados em três etapas: revisão bibliográfica e leitura de textos e livros; pesquisa de campo para o levantamento de dados a respeito da família produtora e consumidora dos produtos e sementes agroflorestais; e a demonstração dos resultados em forma de texto a partir de uma inter-relação entre a teoria e os dados empíricos. Foi utilizado o método fenomenológico, por se tratar de uma pesquisa que buscou compreender o processo de significação ecológica através do Sistema Agroflorestal e de como essa atividade garante uma satisfação pessoal dos sujeitos envolvidos. O uso das sementes crioulas no referido sistema, considerando todos os aspectos em relação a manejo de solo, cultivo, rotação de culturas, entre outros, é condição necessária à produção de alimentos sustentáveis. A agricultura tem muita relevância para o sustento do indivíduo, tornando-se essencial para a subsistência, principalmente quando é deixada de ser produzida por métodos convencionais para ser voltada à agrofloresta, em que os alimentos são produzidos ecologicamente, resultando mantimentos de qualidade e saudáveis para o consumo.

Biografia do Autor

  • Edevaldo Aparecido Souza, Universidade Estadual de Goiás - Campus Quirinópolis

    Professor Dr. da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Sudoeste – Sede Quirinópolis; no e do Curso de Licenciatura em Geografia e no Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO-UEG/Mestrado).

  • Lilian Pereira Rezende, Universidade Estadual de Goiás

    Graduada em Geografia pela Univesidade Estadual de Goiás

  • Lorranne Gomes da Silva, Universidade Estadual de Goiás

    Professora Dra. da Universidade Estadual de Goiás, câmpus Cora Coralina, Cidade de Goiás. Do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO-UEG/Mestrado) e do curso de Licenciatura em Geografia.

Downloads

Publicado

2021-10-18

Edição

Seção

Artigos