SEMENTES CRIOULAS E SISTEMA AGROFLORESTAL NA FAZENDA NOVA EM APARECIDA DO RIO DOCE-GO
Resumo
Este texto apresenta uma investigação de produção de sementes crioulas e de agrofloresta na Fazenda Nova em Aparecida do Rio Doce-GO. A escolha do tema baseou-se pelo aumento da produção de alimentos à base de quantidades elevadas de agrotóxicos, o que tem feito com que a saúde da população tenha se tornado mais escassa e com muitos problemas de saúde. Para a realização da pesquisa foram utilizados os procedimentos metodológicos foram realizados em três etapas: revisão bibliográfica e leitura de textos e livros; pesquisa de campo para o levantamento de dados a respeito da família produtora e consumidora dos produtos e sementes agroflorestais; e a demonstração dos resultados em forma de texto a partir de uma inter-relação entre a teoria e os dados empíricos. Foi utilizado o método fenomenológico, por se tratar de uma pesquisa que buscou compreender o processo de significação ecológica através do Sistema Agroflorestal e de como essa atividade garante uma satisfação pessoal dos sujeitos envolvidos. O uso das sementes crioulas no referido sistema, considerando todos os aspectos em relação a manejo de solo, cultivo, rotação de culturas, entre outros, é condição necessária à produção de alimentos sustentáveis. A agricultura tem muita relevância para o sustento do indivíduo, tornando-se essencial para a subsistência, principalmente quando é deixada de ser produzida por métodos convencionais para ser voltada à agrofloresta, em que os alimentos são produzidos ecologicamente, resultando mantimentos de qualidade e saudáveis para o consumo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).