POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O CASO DO PROGRAMA NACIONAL ESCOLAS SUSTENTÁVEIS

Autores

Resumo

Este artigo analisa o Programa Nacional Escolas Sustentáveis (PNES) e a sua relação com as políticas nacionais brasileiras, estabelecidas para o período de 2014 a 2018, a fim de reconhecer a sua contribuição para o fortalecimento de Políticas Públicas em Educação Ambiental no Brasil. Para tal, adotamos a análise documental, tendo como aporte teórico Loureiro (2012a, 2012b), Carvalho (2010, 2012), Ferreira (2012), Hofling (2001) e Pereira (2011). Consideramos a articulação entre o PNES e políticas nacionais educacionais e ambientais, tais como: PNEA, ProNEA e DCNEA; a contribuição das ações do PNES para a materialização do PNEA e DCNEA; e a não constituição em política pública educacional, com interface ambiental, devido à falta de continuidade do programa e sua destituição da esfera participativa nos Ministérios do Meio Ambiente e Educação.

Palavras-chave: Políticas Públicas. Educação Ambiental. Educação Básica.

Biografia do Autor

  • Carina Elisabeth Maciel, Universidade Federal Mato Grosso do Sul

    Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, desenvolve atividades na educação a distância e em cursos de graduação presenciais da mesma instituição. Concluiu Pós-doutorado em Educação pela UNEMAT em 2016. Doutora em educação pela UFMS em 2009. Mestre em educação pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB em 2005. E licenciada em Pedagogia pela UFMS em 1991. Atua na área de educação, com ênfase em politicas de educação superior e educação especial. Pesquisadora da Rede Universitas/Br na qual participa do Projeto Integrado Políticas, Gestão e Direito à Educação Superior: novos modos de regulação e tendências em construção. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior / Mariluce Bittar- GEPPES/MB.; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Educação Especial - GEPIEE. Foi coordenadora da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) seção Mato Grosso do Sul (2015-2017 e 2017-2019). Atualmente atua como vice-presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) representando a Região Centro-Oeste (2019-2021).

  • Dirceu Santos Silva, Universidade Federal Mato Grosso do Sul

    Professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), vinculado ao curso de graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) e pesquisador do programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado) (PPGEdu-UFMS). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio doutoral na University of Southampton. É coordenador pedagógico do Programa Segundo Tempo Universitário da UFMS. Foi Perito Parecerista da Lei de Incentivo ao Esporte e formador do Programa Esporte da Escola, vinculado ao Ministério do Esporte. Tem experiência em Políticas Públicas da Educação Física, Esporte e Lazer, atuando principalmente com os seguintes temas: Políticas Públicas; Esporte educacional; Megaeventos Esportivos; Copa do Mundo da FIFA, Gestão Pública; Planejamento Político; Intersetorialidade; Descentralização; Políticas Sociais; Direitos Sociais; Cidadania; Esporte Educacional; PST; PELC; Esporte e Lazer.

  • Angela Maria Zanon, Universidade Federal Mato Grosso do Sul

    Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Docente e Orientadora no Programa de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Ensino de Ciências - INFI/UFMS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ensino de ciências, formação de professores. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFMS pelo período de 2016 a 2018. Professora aposentada da UFMS, atuando como Professora/Pesquisadora Sênior no curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (M e D) - INFI/UFMS.

Downloads

Publicado

2021-10-18

Edição

Seção

Artigos