AVALIAÇÃO GENOTÓXICA E MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DE NASCENTES E LAGOS DO JARDIM BOTÂNICO DE GOIÂNIA – GO
Resumo
O crescimento da população mundial resulta em grandes impactos ambientais, consequentemente na qualidade da água. O estudo teve como objetivo verificar o impacto da ação antropogênica na qualidade microbiológica, citotóxica e genotóxica da água do Jardim Botânico de Goiânia, Goiás. Análise microbiológica com determinação do Número mais provável (NMP) para coliformes totais e fecais, identificação das principais cepas contaminantes através de meios seletivos, diferenciais e provas bioquímicas; investigação da citotoxicidade e genotoxicidade da água pelo teste em Allium cepa. As amostras de água coletadas no Jardim Botânico apresentaram contaminação por coliformes totais entre 1,3 x 103 a 7,4 x 106 e coliformes fecais entre 1,6 x 102 a 3,2 x 104. Gêneros potencialmente patogênicos como Escherichia coli, Klebsiella spp., Salmonella spp. e Pseudomonas spp. foram identificados. As amostras de água coletadas em dois lagos, apresentaram resultados significativos para citotoxicidade e genotoxicidade no sistema de A. cepa. Todas as amostras avaliadas da água do Jardim Botânico, apresentaram baixa qualidade higiênico-sanitária, além de possível ação citotóxica e genotóxica em dois lagos. Esses resultados e mais a presença de degradação ambiental, entulhos e lixo no local, sugerem impacto antropogênico significativo nesse ambiente.
Palavras-chave: Número mais provável. Coliformes. Allium cepa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).