A TEMÁTICA ‘DESASTRES NATURAIS’ NO ENSINO MÉDIO, CODÓ-MA A PARTIR DA INUNDAÇÃO DE 2009

Autores

Resumo

Este estudo buscou compreender de que forma ocorria o ensino de desastres naturais no ensino médio, na escola Centro de Educação de Jovens e Adultos Lúcia Bayma, na cidade de Codó-MA, a qual tem histórico de ocorrência de inundações. Nesse sentido, discutiu-se sobre os conceitos que englobam a temática desastres naturais, com base em legislações, e autores, a exemplo de Tucci (2005). Os dados obtidos por meio de entrevistas semiabertas com os funcionários da escola e por meio de oficinas e atividades diagnósticas, como “palavras-chave” e produção textual, indicam que o tema é abordado na escola pelos professores e que houve uma mudança no ensino a partir de 2009. Conclui-se que a temática é relevante para a comunidade escolar e que há uma preocupação e um cuidado em discutir o assunto, seja em forma de relatos, seja relacionando aos conteúdos ministrados.

Biografia do Autor

  • Alex de Sousa Lima, UFMA

    Professor Adjunto IV da UFMA, campus VII, Codó-MA. Lotado no curso de Licenciatura em Ciências Humanas/História.

  • Alan Neves Feitosa, Graduado em Licenciatura em Ciências Humanas/História, UFMA

    Graduado em Licenciatura em Ciências Humanas/História pela UFMA.

Downloads

Publicado

2021-10-17

Edição

Seção

Artigos