A TEMÁTICA ‘DESASTRES NATURAIS’ NO ENSINO MÉDIO, CODÓ-MA A PARTIR DA INUNDAÇÃO DE 2009
Resumo
Este estudo buscou compreender de que forma ocorria o ensino de desastres naturais no ensino médio, na escola Centro de Educação de Jovens e Adultos Lúcia Bayma, na cidade de Codó-MA, a qual tem histórico de ocorrência de inundações. Nesse sentido, discutiu-se sobre os conceitos que englobam a temática desastres naturais, com base em legislações, e autores, a exemplo de Tucci (2005). Os dados obtidos por meio de entrevistas semiabertas com os funcionários da escola e por meio de oficinas e atividades diagnósticas, como “palavras-chave” e produção textual, indicam que o tema é abordado na escola pelos professores e que houve uma mudança no ensino a partir de 2009. Conclui-se que a temática é relevante para a comunidade escolar e que há uma preocupação e um cuidado em discutir o assunto, seja em forma de relatos, seja relacionando aos conteúdos ministrados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).