APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA COM O USO DE CELULARES

TRABALHANDO COM REPRESENTAÇÕES ESPACIAIS

Autores

  • Vitor Hugo Ribeiro SEDUC / MT ; CNEC - Nova Mutum/ MT.
  • Samara Caroline Santos SEDUC / MT

Resumo

Esse artigo, resultado de curso de Especialização em Educação 4.0, teve como objetivo apresentar dinâmicas aplicadas no Ensino de Geografia escolar, envolvendo o uso de celulares, a aprendizagem significativa e representações espaciais do espaço geográfico de Nova Mutum – MT. Nesse contexto, o posicionamento no desenvolvimento dessa dinâmica evidenciou a relação precisa com as competências da BNCC: O Pensamento Científico Crítico e Criativo, pois elaborar representações espaciais o aluno desenvolve toda uma criatividade e senso crítico do seu espaço vivido; a Comunicação, visto que os mapas são meios de comunicação além de ser uma linguagem geográfica visual importante no ensino de geografia, pois há numa representação expressões de experiências humanas do espaço geográfico; por fim, a Cultura Digital que permitiu os recursos necessários para a elaboração da proposta, além de oportunizar aprendizagens significativas que também foi um dos pilares teóricos dessa pesquisa.

Biografia do Autor

  • Vitor Hugo Ribeiro, SEDUC / MT ; CNEC - Nova Mutum/ MT.

    Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá, e professor efetivo da SEDUC / MT, e da Escola CNEC de Nova Mutum / MT.

Downloads

Publicado

2021-10-19

Edição

Seção

Artigos