A PERSONAGEM ANASTÁCIA:
INSTANTES DE EROTISMO EM O TRONCO
Resumo
Este artigo focaliza a personagem Anastácia de O Tronco, de Bernardo Élis, com o objetivo de analisar os instantes de erotismo vinculados à sua imagem. Foi feito um recorte dessas passagens no enredo e fez-se a revisita da definição do termo erotismo, principalmente, fundamentada em Georges Bataille (1987). Ao buscar responder a pergunta “como se dá a expressão do erotismo neste romance”, este estudo constata que o narrador em terceira pessoa onisciente, por meio do discurso indireto livre, expõe os pensamentos e os dramas da consciência das personagens, especialmente do protagonista Vicente Lemes. Desse modo, o escritor transita da denúncia social para os conflitos individuais, desvelando o psicológico, o mais íntimo da condição humana.
Palavras-chave: Romance. Erotismo. Personagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).