OS SABERES TRADICIONAIS NO FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA SERRA FEIA, CACIMBAS, PB

Autores

  • Thalyta Isis Lira Campos Universidade Federal de Campina Grande
  • Joedla Rodrigues de Lima Universidade Federal de Campina Grande
  • Jefferson Ferreira de Freitas Feitosa Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

O Brasil é um país com grande variedade de comunidades tradicionais que apresentam inúmeros saberes que são repassados oralmente. No presente trabalho objetivou-se registrar os saberes tradicionais, entender como eles são transmitidos e sua contribuição como instrumento de Educação Ambiental numa Comunidade Quilombola do Sertão paraibano. O estudo foi conduzido na Comunidade Quilombola de Serra Feia, Cacimbas-PB. Foram realizadas conversas com 6 integrantes, que foram orientadas seguindo um roteiro relacionado aos objetivos do trabalho. A Comunidade apresentou diversos saberes para com a Natureza, sobre a água e seu ciclo, a vegetação, o trato com a terra e seus benefícios, conhecimentos na agropecuária, técnicas agroecológicas, medicina tradicional, entre outros, que são repassados entre as gerações. Ao observar os saberes da Comunidade, concluiu-se que esses conhecimentos se mostram como ferramentas importantes para a prática da Educação Ambiental na Comunidade e que os resultados encontrados servirão como referência para novos estudos na comunidade em questão e em pesquisas sobre Educação Ambiental em comunidades tradicionais.

Biografia do Autor

  • Joedla Rodrigues de Lima, Universidade Federal de Campina Grande

    Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Campina Grande, professor associado iv da Universidade Federal de Campina Grande e professor associado iii da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Manejo de Bacias Hidrográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, semiárido, geoprocessamento, recursos hídricos e semiárido. 

  • Jefferson Ferreira de Freitas Feitosa, Universidade Federal de Campina Grande

    Mestrando em Ciência Animal na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Especialização em Gestão Ambiental pela Faculdade Prominas, Agroecólogo pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG e Técnico em Agronegócio pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Downloads

Publicado

2021-10-18

Edição

Seção

Artigos