OS SABERES TRADICIONAIS NO FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA SERRA FEIA, CACIMBAS, PB
Resumo
O Brasil é um país com grande variedade de comunidades tradicionais que apresentam inúmeros saberes que são repassados oralmente. No presente trabalho objetivou-se registrar os saberes tradicionais, entender como eles são transmitidos e sua contribuição como instrumento de Educação Ambiental numa Comunidade Quilombola do Sertão paraibano. O estudo foi conduzido na Comunidade Quilombola de Serra Feia, Cacimbas-PB. Foram realizadas conversas com 6 integrantes, que foram orientadas seguindo um roteiro relacionado aos objetivos do trabalho. A Comunidade apresentou diversos saberes para com a Natureza, sobre a água e seu ciclo, a vegetação, o trato com a terra e seus benefícios, conhecimentos na agropecuária, técnicas agroecológicas, medicina tradicional, entre outros, que são repassados entre as gerações. Ao observar os saberes da Comunidade, concluiu-se que esses conhecimentos se mostram como ferramentas importantes para a prática da Educação Ambiental na Comunidade e que os resultados encontrados servirão como referência para novos estudos na comunidade em questão e em pesquisas sobre Educação Ambiental em comunidades tradicionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).