ESTRATÉGIAS DE DISCIPLINARIZAÇÃO NO ENSINO SECUNDÁRIO
PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE PODER EM PIERRE BOURDIEU E MICHEL FOUCAULT
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v11i2.11338Resumo
Tem-se como objetivo compreender como as estratégias de disciplinarização estão presentes/ausentes no cotidiano de um ginásio de ensino secundário no sul de Mato Grosso. Propôs-se aproximar as proposições acerca do poder, presentes nos estudos de Pierre Bourdieu e Michel Foucault. A reflexão apoia-se em fontes jornalísticas e iconográficas e é de caráter bibliográfica. Os resultados sinalizam que as diferentes concepções de poder, nos remete a noção de estrutura enquanto poder que produz convencimento e submissão simbólica. Conclui-se que os estudos bourdieusianos e foucaultianos indicam um poder que age de maneira sutil e diária e que molda sistematicamente escolhas, desejos etc., capaz de gerar corpos dóceis e disciplinados e agentes portadores de um habitus moldado a sua classe social, ambos constituindo e sendo constituídos por estratégias e instituições historicamente disciplinares.
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