ESTRATÉGIAS DE DISCIPLINARIZAÇÃO NO ENSINO SECUNDÁRIO

PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE PODER EM PIERRE BOURDIEU E MICHEL FOUCAULT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v11i2.11338

Resumo

Tem-se como objetivo compreender como as estratégias de disciplinarização estão presentes/ausentes no cotidiano de um ginásio de ensino secundário no sul de Mato Grosso. Propôs-se aproximar as proposições acerca do poder, presentes nos estudos de Pierre Bourdieu e Michel Foucault. A reflexão apoia-se em fontes jornalísticas e iconográficas e é de caráter bibliográfica. Os resultados sinalizam que as diferentes concepções de poder, nos remete a noção de estrutura enquanto poder que produz convencimento e submissão simbólica. Conclui-se que os estudos bourdieusianos e foucaultianos indicam um poder que age de maneira sutil e diária e que molda sistematicamente escolhas, desejos etc., capaz de gerar corpos dóceis e disciplinados e agentes portadores de um habitus moldado a sua classe social, ambos constituindo e sendo constituídos por estratégias e instituições historicamente disciplinares.

Biografia do Autor

  • Cintia Medeiros Robles Aguiar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Pós-graduanda

    Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2020). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pela Faculdade Batista de Minas Gerais (2019). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017). Atualmente é docente da Educação Básica pela Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação (Gepase/CNPq) (desde 2014). Foi bolsista Iniciação Científica PIBIC-AF/CNPq/UFMS nos biênios 2015/2016 e 2016/2017 e bolsista demanda social CAPES (2018-2020).Me.jpg

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Publicado

2023-06-13

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Artigos