A REINVENÇÃO DA VIDA EM CIDADES MÉDIAS FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19
UM ESTUDO SOBRE AÇAILÂNDIA E IMPERATRIZ-MA
Resumo
O enfrentamento da pandemia em curso apresenta uma nova forma de viver e conviver na contemporaneidade, exigindo um reinventar a vida principalmente no que se refere às cidades médias, consideradas pontos de ligação entre as grandes e pequenas cidades. Diante disso, o estudo visa compreender os efeitos e significados da pandemia da Covid-19 materializados no estado do Maranhão, com vistas para duas cidades médias de destaque no cenário urbano-regional de sua porção sul: Açailândia e Imperatriz. Para isso considerou-se como elementos de referência a estrutura médico-hospitalar, as respostas das políticas públicas de enfrentamento, bem como a dinâmica da pandemia observando os registros de casos e óbitos. Como instrumentos interpretativos foram utilizados dados dos órgãos de saúde federal, estadual e municipais. A análise observou a frágil articulação dos municípios frente à pandemia, e desnudou as carências dos serviços de saúde ofertados à população, com diferenças pontuais entre Imperatriz e Açailândia.
Palavras-chave: Cidades médias. Covid-19. Imperatriz. Açailândia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).