BARREIRAS PARA A ATIVIDADE FÍSICA DE ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERCEPÇÃO DOS PAIS/RESPONSÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v11i1.11585Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção dos pais/responsáveis sobre as barreiras para a prática de atividade física (AF) dentro e fora do ambiente escolar, de estudantes com Deficiência Intelectual (DI) de escolas públicas de um município da Fronteira oeste do Rio Grande do Sul. A amostra foi composta por 24 estudantes com DI (62,5% homens) com média de idade de 17,33 (± 9,19) anos, representados no estudo pelos seus pais/responsáveis. Os resultados deste estudo demonstraram, que a prática de AF de pessoas com DI está comumente relacionada ao estímulo que essas pessoas recebem, seja de familiares, amigos, ou de políticas de promoção à saúde dentro e fora da escola. Percebe-se também, que existe a necessidade de mais apoio e incentivo por parte da gestão pública, em relação à implementação de projetos sociais que promovam a AF para essas pessoas, tanto no ambiente escolar como fora dele.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).