CLIMATOLOGIA E AGRICULTURA NO CERRADO BRASILEIRO: UM ESTUDO PRELIMINAR PARA O ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO PARA CULTURA DA UVA NO ESTADO DE GOIÁS
UM ESTUDO PRELIMINAR PARA O ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO PARA CULTURA DA UVA NO ESTADO DE GOIÁS
Resumo
O zoneamento agroclimático delimita as áreas com potencial adequado de clima, índice hídrico e solo para as culturas, sendo ferramenta fundamental para o planejamento regional e local. Nesta pesquisa os autores apresentam um estudo preliminar para o cultivo de uvas, considerada ainda uma atividade nova para os agricultores goianos, pois muitas das vezes não é originária de famílias com tradição no cultivo da uva, apresentando pouco ou nenhum conhecimento dessa cultura em relação a outras commodities agrícolas, como: a soja, milho, arroz, sorgo, cana-de-açúcar, dentre outras. Esta pesquisa tem o objetivo apresentar um estudo preliminar para o zoneamento agroclimático para o cultivo da uva no estado de Goiás, abordando aptidão térmica e de Índice Hídrico com o auxilio das técnicas de cartografia e geoprocessamento. Para execução do zoneamento foram utilizadas as variáveis de temperatura média anual e índice hídrico, com dados provenientes de uma série histórica de 2000-2019. Através deste estudo preliminar do zoneamento agroclimático para a cultura da uva foi possível identificar no Estado de Goiás 64,75% de áreas aptas, 35,24% de áreas com restrição, e 0,0% de áreas inaptas. Deve ser mencionado ainda, que o zoneamento agroclimático é um processo contínuo que necessita ser atualizado, sempre que estiverem disponíveis materiais ou métodos, para detalhar e ampliar informações, tornando-o cada vez mais próximo da realidade, sobretudo com o uso das tecnologias, o melhoramento genético das videiras que podem ser introduzidas no cerrado como já existe em diversos municípios goianos cada qual com os respectivos manejos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).