ESTUDO DE INDICADORES DE SATISFAÇÃO DA VIAGEM COMO ELEMENTO DE ALTERAÇÃO DA DEMANDA TURÍSTICA PARA O JALAPÃO EM ERA DE PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
Este artigo visa discutir aspectos da oferta do destino turístico Jalapão, no que diz respeito ao aumento do fluxo dos visitantes no interior dos atrativos do Parque Estadual e arredores, durante a epidemia do Coronavírus, tomando como referência o período de 2019-2020. A ocorrência da retração das viagens no Brasil e no mundo de maneira geral, devido os protocolos que foram usados para diminuir o contágio de pessoas e a proliferação do coronavírus, também foram adotadas pelas políticas de turismo de Mateiros, município onde se localiza os atrativos do Jalapão, e estão sendo apontados pela gestão Estadual como os responsáveis pelo aumento de fluxo. Concorda-se que a pandemia retraiu a dinâmica do mercado como um todo, o que não foi diferente no Brasil. Para elucidar o que se propõe a investigar nesta pesquisa abordou-se a teoria de Pine e Gilmore (1999) que auxilia o entendimento de uma viagem memorável. A netnografia é utilizada como instrumento metodológico, visando facilitar a operacionalização de grandes quantidades de dados. Realizou-se também um levantamento nos principais canais de notícia e sites do governo do Tocantins, tendo como objetivo verificar a credibilidade da informação. Como parâmetro confronto dos dados obtidos utilizou-se o Google Trends, para reforçar a verificação dos resultados aferidos.
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