REVISÃO DE LITERATURA: USO DO GEOPROCESSAMENTO NA AVALIAÇÃO DA DEGRADAÇÃO DE PASTAGENS
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v11i1.11910Resumo
As pastagens ocupam grandes áreas do cerrado Brasileiro, parte delas encontram-se em algum estágio de degradação, o super pastejo, forrageiras inadequadas, compactação do solo, perda da produtividade e vigor são alguns fatores associados. A presente pesquisa tem como objetivo avaliar por meio do geoprocessamento diferentes níveis de degradação de pastagens. As geotecnologias e os satélites disponíveis atualmente contribuem para a identificação dessas áreas. O sensoriamento remoto é utilizado com frequência em levantamentos e análise de superfície do solo, sem contato direto com o alvo, permitindo identificar e compreender a dinâmica. Imagens multiespectrais obtém a radiação refletida que são convertidas em produtos, como índices de vegetação. O NDVI é usado como indicador de cobertura vegetal devido o detalhamento fornecido pela vegetação fotossintéticamente ativa. Vislumbra o efeito do espectro e realça o contraste de acordo com os tipos de cobertura de solo existente na área estudada, permitindo inferir as mudanças ocorridas em diversos períodos, como a qualidade da cobertura vegetal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).