EDLA E NELSON:
UM DEPOIMENTO
Resumo
O texto trata a coletânea de depoimentos editada pela escritora Edla van Steen: Viver & Escrever (1981), publicada em dois volumes. De maneira particular, concentra-se na entrevista de Nelson Rodrigues que seria, aliás, uma das últimas concedidas por ele. Para tanto, o ponto de partida é um convite a pensar a palavra “depoimento” como uma espécie de entrega ao leitor. O leitor, então, poderá receber esse depoimento em sintonia com a obra que recebe nos textos reconhecidos como “ficções”. O objetivo final é salientar a relevância que Rodrigues dá ao caráter do sagrado. O sagrado ocupa um lugar reconhecidamente fundamental na obra de Rodrigues e, nessa entrevista, de modo particular, desenvolve também a sua imagem autoral e o vínculo autor/obra.
Palavras-chave: Dramaturgia. Literatura Brasileira. Imagem autoral. Entrevista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).