RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO DE SUN BAK NA SÉRIE SENSE8
SER MULHER PELA ARTE MARCIAL
Resumo
Este trabalho se situa no campo da Análise do Discurso e tem como objetivo analisar a ressignificação das construções de gênero que constitui a sujeito-personagem Sun Bak, na série Sense8, por meio da prática de artes marciais. Para tanto, inscrevemo-nos no campo da Análise do Discurso, especificamente, nos postulados de Foucault (1989, 1995, 2014, 2020), dialogando com as noções de gênero de Louro (2014) e de Scott (1995), de “identidade” de Hall (2006) e de “verdade” para Nietzsche (1996). Analisar a constituição corporal de Sun Bak, orienta-nos a entender a produção e a ressignificação de discursos que engendram condições socialmente desiguais entre gêneros. Assim, ao delimitar padrões de comportamentos específicos para a mulher, instaura-se práticas de resistência desse sujeito por meio, por exemplo, da prática de artes marciais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).