GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO SIMPÓSIO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE HISTÓRIA (2009-2017)

Autores

Resumo

O presente estudo tem como temática a pesquisa sobre gênero, sexualidade e educação, com o objetivo de reconhecer como tais temáticas são materializadas em artigos publicados no Simpósio de História da Associação Nacional de Professores Universitários de História (ANPUH). Para tanto, a pesquisa foi estruturada a partir de revisão bibliográfica de artigos publicados no Simpósios de História da Associação Nacional de Professores Universitários de História (ANPUH) que abordaram o tema gênero, sexualidade e educação entre os anos de 2009 e 2017, no intuito de compreender como esses termos aparecem e são tratados no ambiente acadêmico-científico da área da História. Como resultado, o trabalho apresenta o movimento da área da História para a construção de conhecimentos que atravessam gênero e sexualidade no campo educacional, entretanto, aponta para a necessidade de avanços no que diz respeito a como esses conhecimentos podem ser materializados na produção do conhecimento.

Biografia do Autor

  • Anayce Adya Azevedo Marques, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Licenciada em História pela Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Iporá (2021).

  • Douglas Santos Mezacasa, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Doutorando em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Mestre em Direito pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas do Centro Universitário de Maringá (UniCesumar) na linha de pesquisa Instrumentos de Efetivação dos Direitos da Personalidade; Especialista em Direito Previdenciário pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2017) e em Direito Civil e Processo Civil pela Faculdade São Luis (2018); Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR (2014); Docente e Coordenador do curso de Direito da Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Iporá e, docente do curso de Direto do Centro Universitário do Vale do Araguaia na cidade de Barra do Garças/MT. É professor da Pós-Graduação em Direitos Humanos e Sistema Prisional da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Advogado.

  • Vitor Hugo Marani, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT-CUA)

    Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/FEF/UFMT). Doutor (2021) e Mestre (2015) na área de Práticas Sociais em Educação Física (PEF-UEM-UEL), com período de estudos junto à University of Maryland (2019-2020), nos Estados Unidos, na área de Physical Cultural Studies (Estudos Culturais Físicos), por meio de bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES). Especialista em Dança (2017) e Licenciado em Educação Física (2013), junto à Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2021-10-18

Edição

Seção

Artigos