EDUCAÇÃO QUILOMBOLA E VIOLÊNCIA SEXUAL:

UM RETRATO DA NEGLIGÊNCIA GOVERNAMENTAL

Autores

  • Jeronilson Quirino da Silva Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN)
  • Márcia Cristina Hizim Pelá Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN)

Resumo

RESUMO: Este trabalho busca investigar e conhecer melhor a realidade educacional quilombola do Estado de Goiás. Duas questões são centrais na investigação: a primeira é compreender o porquê da negligência do governo em relação à situação do acesso das comunidades quilombolas. A segunda que, esta diretamente relacionada com a primeira por causa da falta de escolas nos quilombos, é sobre os casos de violência e abuso sexual que crianças e jovens quilombolas sofrem durante este processo. Para alcançar os objetivos da investigação realizou-se pesquisa bibliográfica em livros, artigos, teses, documentos e legislações que versam sobre a temática. Também foi realizada a análise dos relatos de maus-tratos que foram publicados na mídia.

Palavras-Chave: Educação. Comunidades Quilombola. Violência Sexual. Negligência Governamental.

ABSTRACT: This work seeks to investigate and better understand the Quilombola educational reality in the State of Goiás. Two issues are central to the investigation: the first is to understand the reason for the government's negligence in relation to the situation of access of Quilombola communities. The second, which is directly related to the first because of the lack of schools in the quilombos, is about the cases of violence and sexual abuse that quilombola children and youth suffer during this process. To achieve the objectives of the investigation, bibliographical research was carried out in books, articles, theses, documents and legislation that deal with the subject. An analysis of the reports of abuse that was published in the media was also carried out.

Keywords: Education. Quilombola Communities. Sexual Violence. Governmental negligence.

Biografia do Autor

  • Jeronilson Quirino da Silva, Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN)

    Formado em Pedagogia pelo Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN)

  • Márcia Cristina Hizim Pelá, Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN)

    Pós Doutoranda em Geografia – UFG, Mestre em Geografia na área de concentração natureza e produção do espaço – UFG, Licenciada em Pedagogia e Geografia, Docente no Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN), Secretária Regional da SBPC-GO, Presidente da ONG-Cultura, Cidade e Arte, Coordenadora do Poli (s)íntese.

Downloads

Publicado

2021-10-17

Edição

Seção

Artigos