REDE URBANA EM TEMPOS DE COVID-19 NO ESTADO DO MARANHÃO:
elementos da centralidade em saúde de Imperatriz
Resumo
O estudo apresenta contribuições para a leitura da pandemia no estado do Maranhão, em particular no que tange a Imperatriz. Se tem a rede urbana enquanto nexo de entendimento da pandemia, uma vez que a difusão do vírus percorre a hierarquia dos principais núcleos urbanos, tal qual se viu no caso da rede urbana nacional. Os esforços aqui empenhados buscam compreender a rede urbana estadual à luz da centralidade em saúde pública difundida em Imperatriz, no que concerne ao enfrentamento da Covid-19. Procurou-se estudar a estrutura médico-hospitalar disponível e o alcance destes serviços no conjunto de cidades componentes da Região de Saúde de Imperatriz. Para isso utilizou-se base de dados do estudo da REGIC, do IBGE, do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde do Brasil, assim como Boletins Epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão. A análise permitiu reflexões acerca da organização espacial dos serviços de saúde no estado, em Imperatriz identificou-se a abrangência da centralidade em saúde que este município oferta, possibilitando também discutir as estreitas relações da difusão do vírus com os principais eixos da rede urbana.
Palavras-chave: Rede Urbana. Covid-19. Maranhão. Imperatriz.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).