O TRONCO, DE BERNARDO ÉLIS
INTERPRETAÇÕES LITEROGEOGRÁFICAS
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v10i4.12570Resumo
A literatura contribui com o modo como as pessoas interpretam, interagem e participam dos acontecimentos do mundo. No texto literário, seja de um poema, crônica, conto ou romance, arvoram elementos universais do ser humano, como a alegria, o medo, a exploração dos trabalhadores, o sofrimento, a emoção e os sonhos. Por isso, quando os geógrafos se aproximam da literatura o fazem com o propósito de aprofundamento da interpretação do espaço e dos sujeitos. Disso resulta o que denominamos interpretações literogeógráficas. Sendo assim, este artigo teve como objetivo compreender elementos que explicitam a conexão entre geografia e literatura com base numa proposta de leitura literogeográfica do romance O tronco, de Bernardo Élis. Os resultados revelaram que Bernardo Élis foi interprete do sertão e sua obra é uma fonte primorosa para a compreensão da formação espacial de Goiás. Em O tronco, elementos das paisagens do Cerrado, da vida e do trabalho nas fazendas, do poder e dos conflitos entre coronéis se destacam como grafias de um espaço indomável e urdido pelas gentes do sertão.
Palavras-chave. Bernardo Élis. Geografia. Literatura. Espaço.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).