ACERVO PUNK
COLECIONISMO, MEMÓRIAS E RESISTÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v10i5.12631Resumo
Este artigo escrito a quatro mãos, pretende fomentar o debate sobre acervo, colecionismo e preservação das memórias de resistência cultivadas no meio punk. Nosso intuito, portanto, é apresentar os anseios e a história da constituição do Acervo Movimento Punk atualmente preservado no Centro de Documentação e Informação Científica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (CEDIC/PUC). Pretende-se, além disso, indicar algumas caminhos investigativos direcionados pela documentação. Para isso, pontuamos aqui os desejos e os percalços que levaram a formação desse arcabouço documental e ressaltamos algumas evidências que as fontes nos inspiram a pensar sobre os circuítos punks na Região Metropolitana de São Paulo com suas intensas conexões a sociedade globalizada de consumo de massa.
Palavras-chaves. Memória, história, punk
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).