DOMINAÇÃO E REBELIÃO
ASCENSÃO E QUEDA DO MITO DAS CLASSES MÉDIAS ESTADUNIDENSES E O PUNK COMO MOVIMENTO DE RESGATE DO EROS
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v10i5.12633Resumo
O presente trabalho é uma elaboração sociológica, historicamente orientada, sobre o processo de decadência do mito da “classe média” estadunidense e seus entrecruzamentos com a emergência do movimento punk. Parto da premissa de que a música é capaz de informar sobre fatores políticos, econômicos e sociais e se relacionar com fenômenos da materialidade. Discorro sobre como um determinado sentimento coletivo oriundo das relações de classe potencializou e foi potencializado pelas demandas e inquietudes presentes na sonoridade, prática e discurso punk a partir dos anos 1970, com a influência dos acontecimentos históricos das décadas anteriores. Para tal, realizo uma revisão bibliográfica dos trabalhos que se debruçam sobre a questão das classes médias e seu comportamento nos anos anteriores à emergência do movimento musical em questão, bem como das obras que versam a respeito da música como vetor de contestação e mudança social. Observo como a sensação de estagnação e encerramento de ciclo econômico está no cerne da conformação de uma determinada forma musical. Por fim, atesto como o movimento punk é inspirado pelos sentimentos sociais, ao mesmo tempo que possibilita uma interferência sobre eles, capaz de resgatar uma espécie de atividade classificada na literatura marcusiana como eros.
Palavras-chave. Classes Médias; Punk; Estados Unidos; Música; Teoria Social
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