OS SENTIDOS SOBRE A INCLUSÃO:
UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ENTRE 1989 E 2021
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v11i2.12753Resumo
No presente estudo discutimos os sentidos sobre a inclusão a partir do mapeamento de políticas públicas implementadas em relação à pessoa com deficiência entre os anos de 1989 e 2021 no Brasil. A partir de uma revisão sistemática de literatura e levantamento de dados secundários, procuramos refletir sobre o trajeto histórico da inclusão de pessoas com deficiência e a consolidação da educação especial no Brasil ao longo das três últimas décadas. A pesquisa revelou os sentidos sobre a inclusão, processo de desenvolvimento da educação inclusiva, a partir da Constituição de 1988, foi mobilizado, sobretudo, a partir de mecanismos de acesso à educação, garantia da organização pedagógica, gestão, organização de recursos didáticos, qualificação profissional e adequação dos ambientes escolares. O mapeamento das políticas também revelou o declínio do amplo desenvolvimento de ações inclusivas a partir de agendas governamentais recentes, de cunho neoliberal e conservador.
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